Sim, é verdade – os £50 por semana eram pagos pelo DWP por meio da concessão do Crédito Garantido de Aposentadoria até que foi interrompido.
Tínhamos uma apólice de seguro que havia vencido por pouco mais do valor da dívida e estava esperando até abril do próximo ano, quando a penalidade de 5% por pagamento antecipado expiraria.
Agora que temos o dinheiro, estamos usando-o para pagar os juros e complementar nossas despesas de vida.
Um pouco ridículo, eu sei – quando resgatamos o seguro, tínhamos um pouco mais do que precisávamos há sete meses para pagar a hipoteca. Mas se tivéssemos feito isso, teríamos ficado muito curtos de dinheiro, que é necessário para viver. Teríamos ficado com uma propriedade avaliada em mais de £1 milhão, mas não teríamos como viver.
Liberar o valor da propriedade – sim, já considerei isso. Tínhamos uma cotação pela internet que teria nos dado pouco mais de £93.000 (a dívida da hipoteca é de £86.000). Ao pegar esse dinheiro, teríamos que transferir a casa para eles, o que eu digo que vale pouco mais de £1 milhão. Isso não me pareceu uma boa ideia. Os cálculos mostram que a dívida dobra a cada 10 anos. Então, após 20 anos (terei 88 anos e minha esposa, 92), o valor que eles quereriam de volta seria de £372.000 – o que significaria que não haveria nada para os filhos.
Poderíamos considerar isso mais tarde – ver se conseguimos esticar por dez anos antes de fazê-lo – a dívida, quando eu tiver 88 anos, seria de £186.000 – uma enorme diferença.
Mas, como já disse, não estou pensando tão longe no futuro – não faz sentido realmente – quem sabe como será a nossa saúde até lá – poderíamos estar ambos em um lar de idosos!