Prezado Craig,
Com 51 anos, em boa saúde geral e com seus números, você é um homem muito sortudo. E com isso quero dizer, "Sua saúde futura parece estar completamente em suas mãos" em relação à saúde cardíaca! Você não divulgou sua altura, peso ou IMC, mas divulgou indiretamente algumas coisas muito importantes. Você "come como um cavalo", então, muito provavelmente, está acima do peso. Sua pressão arterial sistólica (número superior) é bastante afetada pelo estresse e pelo peso. Uma perda de peso de apenas 10 libras pode resultar em uma redução de 5 a 10 pontos nesse número. Uma quantidade moderada de exercícios, como 30 minutos de caminhada cinco dias por semana, também corrigirá essa pressão arterial sistólica elevada. Com 70 anos, eu estava 38 libras acima do peso no verão passado. Eu criei meu próprio plano e, com alguns feedbacks positivos deste Fórum, já perdi mais de 20 libras. Restam cerca de 18 libras para chegar ao "peso normal", ou seja, IMC de MENOS que 25. Você pode pesquisar no Google tabelas de IMC. E, na verdade, o peso normal e o exercício podem ajudar com o estresse. Mas, quer se concorde ou não, o estresse é uma questão pessoal e interna. Os mesmos "estressores" podem incomodar uma pessoa e ser como água na pele de pato para outra. Viciado em trabalho? Eu trabalhava em média 80 horas por semana quando me aposentei aos 49 anos para começar meu próprio negócio. (Ainda estou esperando a ligação da AT&T dizendo que não conseguem funcionar sem mim e se eu voltaria?!) Eu ganhava seis dígitos há 21 anos. Mas eu poderia "pendurar as chuteiras" ou deixar minha família em uma idade muito jovem. OK, então você pode corrigir sua própria pressão arterial sistólica. Facilmente. Depende de você.
AGORA, acredite ou não, sua diastólica levemente elevada é a maior preocupação. Normalmente, esse número aumentado significa - no seu número aumentado baixo - algum (mas não muito) bloqueio ou endurecimento de suas artérias. Assustá-lo? Não é minha intenção fazer isso E você pode parar de fazer qualquer exacerbação adicional desse(s) problema(s) fazendo o seguinte.
PARE DE FUMAR TOTALMENTE!!! Fumar faz com que seu sangue seja "pegajoso" e, consequentemente, comece a acumular placas! A placa tanto estreita as artérias quanto as torna menos flexíveis! Não tão perceptível nas artérias GRANDES quanto nas menores no início. (Você está começando a ter problemas no quarto? Esses vasos são menores - e sem trocadilhos!) Se não, você definitivamente vai consertar ou parar qualquer dano adicional fazendo várias coisas, como:
Aposto que seu colesterol e/ou triglicerídeos estão altos! Os triglicerídeos podem ser reduzidos muito rapidamente interrompendo os carboidratos simples, como doces, refrigerantes, cerveja, etc. Eu bebia 6 a 8 refrigerantes por dia. Agora só bebo ÁGUA! Aliás, os triglicerídeos também são chamados de gorduras de Densidade Muito Baixa, em oposição ao colesterol de Alta Densidade e Baixa Densidade.
Sua capacidade de reduzir o colesterol sem medicamentos geralmente pode ser controlada com a dieta, a menos que você seja geneticamente predisposto ao colesterol elevado.
Estou no caminho certo até agora em relação ao colesterol, triglicerídeos e peso? Se estiver, repetirei. Sua pressão arterial elevada está apenas levemente elevada. Você PODE consertá-la sozinho!
Desejo-lhe sorte e determinação! Reposte em 4 meses. Adoraria ver seu progresso!
Deus o abençoe e os seus e os melhores votos para o Ano Novo!
Ernie