I'm 14. I am above average at school. I'm fine most of the time, but some days I am easily irritated by people talking. I cover my face, won't look at people and wring my hands. I'll put my fingers in my ears sometimes and ignore people. I am aware that I behaving oddly when I do this, but I can't stop because it makes me feel better. I say stuff that people think is impolite but I don't think it is. I sometimes don't pick up on sarcasm or when people are bored of what I'm saying. I find it difficult to show my emotions with my face.
Thankyou for reading.
Oi aí,
primeiramente, parabéns por se abrir, sei que nessa idade pode ser difícil se abrir com as pessoas, já que você está passando pelas mudanças de ser um adolescente. Quanto a pensar que tem TEA, posso sugerir (e você não é obrigado a fazer isso) que converse com seus pais sobre as preocupações de pensar que tem TEA. Eu escreveria uma lista de todos os sinais que você acha que tem e que combinam com os sinais de TEA e falaria com seu médico. E peça para seus pais conversarem com sua escola se algo não estiver certo.
Vou ser honesto, é difícil diagnosticar pessoas com TEA, especialmente meninas e mulheres jovens, mais do que em meninos e homens. Se depois de ter ido ao seu médico e você for encaminhado, não se preocupe se demorar para ter uma consulta com a equipe de encaminhamento, algumas áreas podem levar meses ou até anos na lista de espera.
Não se preocupe com o que as outras pessoas dizem, eu passei por algo semelhante quando estava na escola, a ponto de ficar mudo por meio ano, o que foi quando mencionaram a possibilidade de ser diagnosticado. Não assuma que você tem TEA ou crie muitas expectativas e descubra que não tem, os testes que eles fazem na avaliação com a equipe de encaminhamento cobrem tudo, desde sua infância, fala e linguagem, como você se apresenta, até como a vida cotidiana te afeta.
Tudo o que posso dizer é que espero que isso tenha sido útil, por favor, me envie uma mensagem privada se desejar mais conselhos.
E te desejo toda a sorte para resolver isso.