Olá!
Estou muito preocupado. Tenho 28 anos e sempre tive dificuldades com meu peso. Perdi bastante peso comendo vegano, mas voltei a engordar quando parei de ser vegano há cerca de dois anos.
Em janeiro, decidi me tornar vegano novamente após comer uma dieta terrível (comidas fritas, pizza, bagels, etc). Eu estava saudável - consumindo uma dieta rica em frutas e vegetais, feijões e nozes - mas então fui de férias e isso me desestabilizou. Também estava trabalhando horas extras por um tempo, o que me deixou com pouco tempo e motivação para preparar refeições, e acabei voltando aos velhos hábitos. No entanto, há um mês voltei a comer alimentos frescos ricos em fibras e proteínas e gorduras à base de plantas.
Embora não consiga precisar exatamente quando meus sintomas começaram, sei que foi há vários meses (fevereiro deste ano?). Notei um dia que minha evacuação estava bastante larga, mas achatada - quase fina como papel. Achei isso estranho e perguntei à minha mãe o que isso significava. Ela é enfermeira. Ela respondeu: "pode significar que há uma obstrução". Quando eu disse que estava perguntando sobre mim mesma e comecei a entrar em pânico, ela minimizou dizendo que as evacuações podem ter diferentes formas e consistências dependendo da dieta. Ela disse que sou muito jovem para câncer de cólon (que foi o que eu pensei após uma rápida pesquisa) e não tenho histórico familiar disso.
Desde então, notei evacuações achatadas após quase todas as evacuações. Às vezes era longa e achatada, outras vezes eram pequenos pedaços achatados. Também tenho ocasionalmente evacuações longas e finas. Às vezes tenho uma evacuação normal. Quando eu comia muito saudável, rico em fibras, era principalmente não formada. A cor varia e acho que depende da dieta - quando como mais vitaminas e fibras mais altas, é mais escura e solta. Também noto frequentemente alimentos não digeridos nela. Quando como menos fibras, é mais firme e clara.
Na maioria das manhãs, tenho uma evacuação ao acordar e depois geralmente novamente após comer. No entanto, há dias em que passo a manhã toda no banheiro porque preciso ir novamente. Isso nunca acontece além da manhã. Embora nesses dias eu possa ir 5-6 vezes só de manhã e depois mais algumas vezes durante o dia/noite. Atribuí isso à adaptação à dieta rica em fibras, pois no último mês venho comendo principalmente vegetais e frutas durante o dia. No entanto, os surtos matinais parecem aleatórios. Pensei em rastrear minha comida com mais precisão e anotar quando eles acontecem para procurar possíveis padrões.
Não tenho sangue. Talvez tenha visto sangue vermelho claro no papel higiênico 2 vezes nos últimos meses. Também não acho que estou inchado.
Às vezes tenho dificuldade para empurrar e me sinto como se tivesse uma evacuação incompleta, o que causa leves cólicas no abdômen inferior. No entanto, raramente tenho dor ou cólicas. Também notei mais flatulência, mas não ao ponto de não conseguir controlá-la e causar-me constrangimento público, haha.
Há cerca de um mês, tive uma dor aguda intensa no ânus a ponto de mover e andar se sentir quase impossível. Marquei uma consulta com um médico gastroenterologista, mas eles não conseguiram me atender por 2 meses. Meu médico de família não me atendeu, mas disse que provavelmente eram hemorroidas e iriam embora sozinhas. Parecia um caroço macio e doía tanto que pedi para minha mãe olhar. Ela me disse com certeza que era um cisto. Já tive cistos em lugares estranhos antes, mas por causa dos meus outros sintomas, entrei em pânico por alguns dias. No entanto, após uma evacuação, limpei e ele estourou - desculpe pela imagem! Havia muito sangue e fiz o possível para limpar e coloquei um grande curativo hospitalar na área (não cobria meu ânus. O cisto estava localizado ao lado dele - não saindo do ânus). A dor desapareceu imediatamente - então acho que não está relacionado, mas vale a pena mencionar.
Não tenho histórico de câncer de cólon, mas depois de ler na internet por meses e entrar em pânico, estou preocupado que isso não importe. O único fator de risco que tenho é estar acima do peso, o que venho trabalhando ativamente para perder peso.
Alguém tem algum pensamento? Não consigo dormir porque estou tão ansioso e ainda tenho 3,5 semanas antes da minha consulta com o gastroenterologista e outra semana antes de me encontrar com meu médico de família para um exame físico, onde vou contar meus sintomas.
Obrigado!
0