Oi pessoal – sou um homem de 49 anos e, a partir de maio deste ano, comecei a sentir alguns "tonturas" ou "choques na cabeça" muito estranhos, como já vi outras pessoas se referirem. Agora, estou no quarto mês e eles continuam - piorando e ficando mais frequentes. Na verdade, sei exatamente quando tive o primeiro - eu estava de férias e saindo do hotel e tive essa tontura muito forte que durou apenas alguns segundos. Parecia que alguém havia enfiado uma agulha no meu cérebro cheia de adrenalina. Eu podia sentir a tontura vindo de trás do meu olho direito e era tão forte que senti formigamento por todo o corpo. Essas "tonturas" duram apenas alguns segundos e não interferem no meu equilíbrio/coordenção motora, nem tenho nenhum tipo de interrupção cognitiva etc.… elas são apenas muito irritantes e geram um pouco de ansiedade. Os choques não são dolorosos e não há nenhum barulho ouvido. Após o primeiro, eu os sentia 4 ou 5 vezes por hora durante o mês seguinte. Durante esse primeiro mês, eles geralmente só ocorriam quando eu estava em situações que envolviam um pouco de ansiedade – boa ou ruim: por exemplo, jogando um videogame e um monstro aparece, assistindo TV e o telefone toca… inicialmente a sensação era quase prazerosa – quase como um tipo de liberação. Novamente, eles duram apenas alguns segundos e, uma vez terminados, sinto-me um pouco ansioso. Inicialmente, entre esses episódios, eu me sentia bem. Durante o primeiro mês, apenas atribuí isso ao fato de ter pegado algum vírus durante as férias (eu estava em Nova York). Algumas informações sobre mim – nunca tive problemas com depressão ou ansiedade no passado e não tomo drogas e sou um bebedor muito moderado.
Comecei a ficar preocupado no segundo mês, pois as tonturas começaram a ocorrer a cada 10 minutos, mais ou menos, independentemente do que eu estivesse fazendo – não era necessária ansiedade. Essas novas tonturas são semelhantes às tonturas mais geradas por ansiedade, apenas um pouco mais brandas. Elas também duram apenas alguns segundos. No segundo e terceiro mês desse problema, tive até 80 das tonturas mais brandas por dia. Até agora (quatro meses depois), tenho as tonturas mais brandas até 160 vezes por dia. Juro que consigo sentir uma acumulação para cada tontura no minuto antes de elas ocorrerem. Ainda tenho as tonturas "mais agudas" e mais ligadas à ansiedade, mas 3 ou 4 por hora. Essas tonturas também ocorrem à noite e as mais agudas me acordam. Estou de folga no momento e tenho muito pouco estresse na minha vida.
Além das tonturas, no terceiro e quarto mês comecei a sentir fadiga geral e agora durmo 12 horas por dia. Normalmente corro na minha esteira por uma hora e agora só consigo aguentar 20 minutos antes de ficar exausto e encharcado de suor. Um dos piores problemas que estou tendo relacionado a isso é que não tenho mais desejo sexual – nunca tive esse problema antes. Também estou ganhando peso.
Após o primeiro mês, fui ao meu médico sobre isso – ele testou meu tireoide e eu estava um pouco baixo, então agora estou tomando 50 mg de Synthroid. Minha vitamina B também estava um pouco baixa, então estou tomando um suplemento de B. Como meus sintomas são tão estranhos e persistentes, fiz uma ressonância magnética na cabeça para garantir que não havia tumor etc.… A ressonância magnética estava limpa. O médico também suspeitou de Doença de Cushing, então fiz dois testes de cortisol urinário de 24 horas. Em ambos os testes, meu cortisol estava acima da média. O médico fez uma ressonância magnética nas minhas glândulas adrenais para ver se havia um tumor – a ressonância magnética estava limpa. Sem mais ideias, meu médico de família me encaminhou para um endocrinologista. O endocrinologista me fez fazer um teste de cortisol no sangue – o resultado foi anormal, mas com cortisol baixo, não alto? O endocrinologista agora não acha que seja Cushing ou mesmo um problema endócrino?
Procurei alto e baixo na internet por pessoas com sintomas semelhantes aos meus – o mais próximo que encontrei foram pessoas com abstinência de antidepressivos (ISRS), porém, nunca tomei antidepressivos e não estou tomando nenhum medicamento.
De qualquer forma, vi este fórum com pessoas que tinham sintomas semelhantes e pensei em postar na esperança de encontrar alguém em uma situação semelhante em busca de respostas.