Lamento saber que você está enfrentando dificuldades com os aspectos da bronquiectasia da sua condição. Percebo, ao visualizar as postagens neste fórum, que aqueles com uma combinação de DPOC e bronquiectasia podem ter um tempo mais difícil do que pessoas como eu, que têm bronquiectasia sozinha. Mas dedique algum tempo para pesquisar mais neste fórum sobre maneiras de obter o melhor desempenho da sua bronquiectasia e isso deve ajudar a melhorar sua saúde geral.
Os básicos de qualquer plano para tratamento da bronquiectasia seriam:
* obter o melhor sono consistente que você puder
* comer de forma saudável em termos de volume e tipo de alimento; muitas frutas e vegetais; experimente com o que outros recomendam (por exemplo, vinagre de cidra + mel para a saúde intestinal, cortar ou reduzir o consumo de laticínios se a espessura do escarro for um problema)
* evitar fumar - diretamente e passivamente
* controlar o peso - a bronquiectasia pode aumentar o impacto de quaisquer imperfeições cardíacas, então mantenha o colesterol e a pressão arterial sob controle
* exercício diário que aumente sua frequência cardíaca (não tenha medo de ficar sem fôlego, foi o que meu pneumologista disse); quanto mais, melhor
* exercícios diários de eliminação de escarro; há folhetos que explicam a fisioterapia básica, mas, no mais simples, apenas deitar de costas e/ou de lado e inspirar profundamente para "tossir" e cuspir o escarro (com períodos de respiração tranquila entre eles) é a abordagem básica; veja as postagens de outras pessoas para obter outras dicas
* se seu muco for muito espesso ou difícil de desalojar, considere adquirir auxílios (acapellas, coletes vibrantes). Há muitas discussões sobre isso neste fórum
* medicações para melhorar:
- eliminação de escarro - muitos parecem se beneficiar de mucolíticos como a carbocisteína e eles parecem ter baixo impacto em termos de efeitos colaterais
- respiração/mantenção das vias aéreas abertas; esteroides e broncodilatadores na forma de inaladores ou comprimidos
- antibióticos, seja profilaticamente para limitar o potencial de infecção ou para tratar o início de infecção
Alguns outros pensamentos para abordar suas perguntas específicas:
* concordo que os médicos de família (no Reino Unido, mas provavelmente em todo o mundo) não têm experiência suficiente para fornecer cuidados adequados. Não devemos ser muito duros com eles. Essa doença não é comum. O monitoramento/conselhos de um pneumologista são essenciais
* A prednisona é um esteroide que é anti-inflamatório. Se seu médico, pneumologista ou você achar que a inflamação é um problema para você (como é periodicamente ou geralmente para a maioria dos portadores de bronquiectasia), então ela pode fazer parte do seu tratamento; a maioria de nós já tomou prednisona em algum momento; o problema é que os esteroides têm efeitos colaterais a longo prazo, então precisam ser tratados com cuidado. Esteroides inalados parecem ser menos problemáticos e estão ok para curtos períodos de uso, mas fiquei um pouco preocupado com a implicação da sua postagem de que seu médico de família havia prescrito curtos períodos de prednisona. Até onde eu sei, a prednisona leva algum tempo para fazer efeito e eu sei que eles não devem ser interrompidos imediatamente, precisam ser reduzidos com uma dose decrescente
* Não existe algo como um "curso usual de antibióticos" em termos de qual antibiótico ou duração do tratamento. 7 dias é o mínimo que um médico do Reino Unido prescreveria um antibiótico (qualquer coisa menor é duvidosa em termos de promover resistência para seus micróbios a esse antibiótico e esses micróbios resistentes podem então sair no ambiente e promover uma resistência potencialmente nacional e até mundial de uma bactéria específica a esse micróbio). Pode não ser suficiente para tratar sua condição e minha experiência é semelhante à de outro postador - geralmente descubro que 10 ou 14 dias são necessários antes de ter confiança de que minha infecção está no caminho certo. Se você pressionar seu médico de família por um curso mais longo, ele/ela provavelmente dirá "volte para mais se os 7 dias não resolverem". Eles têm restrições financeiras no NHS. Um pneumologista geralmente prescreveria uma dose mais longa
* A maioria (todos?) dos portadores de bronquiectasia tem muco nos pulmões. A aderência dele varia, assim como sua espessura, assim como a facilidade com que é tossido. Meu próprio muco é normalmente médio e sai bastante fácil - tanto ao longo do dia (como limpezas de garganta sem tossir, ou desencadeadas como uma tosse impromptu ou como resposta à fisioterapia ativa de tosse). Tomo um mucolítico diário, mas poderia provavelmente me virar sem ele - ou seja, ele ajuda marginalmente e não me causa problemas.
* Muitos portadores de bronquiectasia obtêm resultados positivos de seu escarro infectado, o que ajuda a usar um antibiótico direcionado. Alguns ('incomum, mas não raro' segundo meu pneumologista) sempre obtêm resultados sem bactérias específicas identificadas. Junte-se ao clube - eu também sou um deles. Quando minhas infecções eram um pouco mais invasivas, há um ano mais ou menos, meu pneumologista sugeriu que uma broncoscopia poderia ser útil para ver se eu tinha alguma cepa em particular. Eu a vejo novamente no próximo mês e resistiria a um procedimento que não é garantido para encontrar algo e um pouco desconfortável, dado que minhas infecções são agora relativamente infrequentes (3 no último ano e apenas uma foi desconfortável/duradoura (mais de uma semana).
* Tendo tentado, sob direção e depois por minha própria prescrição, vários antibióticos ao longo dos 4 anos do meu diagnóstico de bronquiectasia, alguns dos quais funcionaram bem por um tempo e outros quase nada, agora estou tomando uma dose profilática 3 vezes por semana de azitromicina. Se eu pegar uma infecção, aumento para a dose diária regular. A única vez que não matou a infecção, outro pneumologista recomendou voltar para a dose profilática de azit e adicionar uma dose diária completa de levofloxacina (que funcionou bem para mim na pneumonia no passado); isso funcionou em questão de dias.
* A azitromicina tomada profilaticamente, acredito, está se tornando o medicamento de escolha para muitos portadores de bronquiectasia que, de outra forma, teriam infecções frequentes ou duradouras. Observo que 4 em cada 5 pessoas neste fórum que mencionam azit relatam muito positivamente sobre ela. Você não deve pular imediatamente para ela, porém - outros antibióticos menos fortes (e mais baratos - por esse motivo, os médicos de família do NHS podem não prescrevê-los prontamente!) podem funcionar igualmente bem e tomar antibióticos profiláticos pode produzir problemas intestinais a longo prazo (embora eu não tenha experimentado nenhum).
* Um postador levantou a questão de não tomar um antibiótico específico com medo de "ficar sem" antibióticos. Embora seja certamente sensato começar pelo básico e trabalhar sua maneira através da gama o mais lentamente possível, não vamos exagerar na "ajuda, não há nada mais teoria". Se você "ficar sem" opções de comprimidos, então tomá-los em forma nebulizada ou intravenosa provavelmente será eficaz. Se não, existem antibióticos intravenosos especializados que não vemos geralmente. Ainda não vi uma postagem de alguém relatando que esgotou todas as opções. Ainda assim, como dito, é sensato ser cauteloso sobre mudar muito rápido.
Já falei o suficiente. Sinta-se à vontade para fazer mais perguntas detalhadas se ajudar