Quanto tempo leva para o fluoxetina fazer efeito?

I have been experiencing anxiety for a long long time. I think it started when i was a kid as i was a very shy kid and felt very uncomfortable being around with people.

I started using Fluoxetine about 7 week ago. i started with 20mg until 5th week and up my dose to 40mg. this is my 7th week(2nd on 40mg) on Fluoxetine. I felt little improvement on 3rd week and that was it.

please advice me how long more do i wait until i would find some improvement ?

Oi Jamess, 

O Fluoxetina pode levar muito tempo para fazer efeito, especialmente se você acabou de passar por uma mudança de dose.

Estou tomando 20mg há 13 semanas e só nas últimas semanas é que comecei a me sentir muito melhor. Também mudei do genérico para o original (mesma dose) e até isso me afetou, ainda lido com os efeitos colaterais aumentados disso.

Dê um tempo até a marca de 12 semanas na sua dose atual, essa é a minha sugestão.

Todo o melhor!

Thank you Bambithegirl for you reply. it has given me a hope.

Did you feel any better before 12th week or it just happened after that ? I was expecting it would improve some of my symptoms until now but it has not. 

Para ser sincero, as primeiras semanas de Fluoxetina foram absolutamente terríveis para mim. Tive tantos efeitos colaterais e novos apareciam a cada semana. Mas aparentemente é assim que acontece. Perda de apetite, distúrbios do sono e um aumento severo de ansiedade e depressão foram meus piores problemas, mas novamente, não tenho certeza se era a doença ou os remédios!

Tive alguns bons momentos e bons dias a partir da semana 8, mas realmente leva tempo porque parecia que meu cérebro estava sendo reconfigurado completamente. Agora só sinto um senso de normalidade, mas isso varia para cada pessoa.

Mantenha seu médico informado sobre seu progresso e consulte-o regularmente até que a medicação se estabilize.

my side effects are awful too. loss of appetite, poor sleep, waking up early(only could manage to sleep for 3-4 hrs only), also increased my anxiety for sure. Sleep started improving in last couple of days.

I have been going to gym regularly, eating healthy too. trying as hard as i can to get rid of this anxiety.

i am going to stick with the medication for the time being. hopefully i will get better soon. god can't be cruel.

thank you so much your message. Gave me so much hope in this journey. 

are you cured now ?

Bem, começo a me sentir normal novamente! Acho que não existe algo como "curado" para depressão e ansiedade. E não podemos colocar todas as nossas esperanças na medicação. Como você disse, exercício e alimentação saudável são muito importantes, e eu também faço TCC duas vezes por mês.

No início, eu não queria aceitar o que todas as outras pessoas aqui estavam me dizendo, que a recuperação é uma jornada com altos e baixos. Eu queria apenas acordar um dia e me sentir consertado. Mas não é assim que funciona. Alguns dias serão bons e alguns dias serão ruins. Tente não pensar demais nisso e tente ainda fazer coisas, isso vai passar.

Você me deu esperança. Estou na minha 6ª semana. Além disso, esta é a minha terceira vez tomando fluoxetina em 20 anos e os efeitos colaterais são muito piores, além de parecer estar levando muito mais tempo para fazer efeito x

Bambi obrigada por isso ❤️❤️ 

Estou no dia 68. Quase 10 semanas e ainda longe de onde quero estar. Como você, depois de 8 semanas comecei a ter alguns bons dias, mas no geral não foi ótimo. As mesmas coisas me incomodam também, distúrbios do sono (principalmente acordar cedo), ansiedade e depressão. O que é engraçado porque nunca lidei realmente com a depressão até começar com o fluox! O que você postou me deu tanta esperança de que as coisas vão melhorar com o tempo. Obrigada por isso!!

Hi Su78213,

You said this is your 3 rd time 20 year. Has it worked in the past ? How long until you started finding improvement ?

Como você está agora, Jamess? 

Hi Laura,

I am feeling amazing after 7th week. it's has changed my life completely. I don't Freak out being around with people, more outgoing, feel like interacting with people. i am not 100 % alright. but last 2 week it has been decreased significantly. i started laughing, started enjoying little things in life. The only problem with me is i still have shaky hand for some reason. I went to doctor yesterday and talked to her. She asked me to do blood test. i did it this morning. Thyroid might also caused shaky hand. so, hopefully i will have that fix in next week. Apart from that i am doing absolutly amazing. I have so much hope now.

I also go to gym everyday, do weight and running and try to eat healthy. this helped me also i think.

For some user, Prozac kicked in early and others it take awhile. everyone is different. I have read a review o a lady, where prozac started kicking in the system after 4-5 months. I know it is hard to hang in there without any improvements. I believed you will feel better for sure. at the same time talk to your doctor also.

how are you doing ? If you need help, you can contact me through this forum anytime. 

God bless you,

Oi Jamess! Uau, muitas coisas mudaram para você em 9 dias! Fico muito feliz por você 😊 😊 Espero que você chegue a 100% logo. Eu também tenho melhorado ultimamente. Ainda não estou onde quero estar, mas espero estar no caminho certo!

Acabei de trocar para este remédio depois de tomar outro por vários anos, que parou de funcionar para mim. Tomei 40 mg diariamente por 11 dias. Ainda não está fazendo efeito, mas o antigo já foi eliminado do meu organismo. Fiquei surpresa e decepcionada ao ler que as pessoas levam muitas semanas para sentir os benefícios. Estou tão cansada de me sentir doente e cansada. O sofá está acorrentado ao meu traseiro e é quase impossível encontrar qualquer incentivo para fazer o trabalho. Droga. Como você está agora, 10 meses depois de suas outras postagens?

Donna