Peço desculpas pelo post longo!
Tudo começou há alguns anos, quando, com cerca de 14 anos, comecei a ficar extremamente tonto quando me levantava. Fui informado de que provavelmente era deficiência de ferro, mas meus níveis de ferro estavam completamente normais. Eles me enviaram para outro exame de sangue, e conversei com um médico diferente sobre os resultados. Ele disse que minha vitamina B12 estava baixa, e o plano era que eu fizesse uma série de injeções de B12, mas eu tinha que discutir isso com o médico que havia solicitado o exame de sangue antes que pudesse ser colocado em prática. Quando falei com o médico original, ela se recusou a prosseguir com o que o outro médico tentou colocar em prática, disse que não havia absolutamente nada de errado com minha B12, e nenhuma ação adicional foi tomada.
Não muito depois, desenvolvi um tremor. Não era perceptível no início, e eu ignorei como sendo cansado ou estressado, mas ele tem piorado progressivamente. As pessoas agora apontam isso regularmente, e começo a ter dificuldades com certas tarefas; por exemplo, minha caligrafia piorou significativamente porque minhas mãos nunca param de tremer e se contrair. Ontem, tive que pedir a um membro da família para pegar algo que eu deveria ter nenhuma dificuldade em pegar no armário para mim porque simplesmente não consegui fazer isso.
Meus membros e meu rosto também começaram a ficar mais entorpecidos com mais frequência. Novamente, ignorei isso como formigamento regular, mesmo quando não conseguia sentir minhas pernas quase o dia todo. No início de 2024, tive esse mesmo formigamento/entorpecimento no meu braço esquerdo - nunca foi embora. Ele afeta mais notavelmente meu mindinho, anelares, bem como a ponta do meu dedo do meio, e se espalha pelo lado do meu antebraço. O tremor mencionado tem afetado meu mindinho e anelar notavelmente mais do que o resto da minha mão desde então, e desisti de recuperar a sensação nessa parte do meu braço.
Ao longo do último ano, sinto que tenho regredido mentalmente. Parece que tudo exige mais esforço, e apenas pensar parece mais difícil. Minha fala também deteriorou o suficiente para que as pessoas mencionem isso; parece que estou esquecendo como falar direito. As pessoas me pedem para repetir coisas várias vezes, e recentemente tive um amigo me perguntar (da maneira mais gentil possível) se eu tinha um impedimento de fala.
Também sinto que tenho… regredido fisicamente? Não tenho certeza se essa é a maneira certa de expressar, mas minha coordenação está ficando realmente ruim. Bato na parede toda vez que passo pelo meu corredor. Perco o equilíbrio e me debato para ficar ereto quando estou parado. Tropeço, bato em coisas e derrubo coisas. Nunca fui uma pessoa desajeitada, mas agora sinto que nunca conheci ninguém mais desajeitado do que eu mesmo.
Meus olhos ficam embaçados o tempo todo, como quando você não consegue focar uma câmera. Tenho essa sensação estranha de aperto no peito que dura dias, como se alguém tivesse enrolado uma faixa ao redor dos meus pulmões. Esses sintomas não têm causas óbvias.
A única coisa que já apareceu em um exame de sangue é a vitamina D levemente baixa e marcadores de infecção levemente elevados - que sempre voltam ao normal quando fazem um acompanhamento. Agora, começo a ser tratado como se estivesse fingindo.
Da última vez que fui, foi a primeira vez que aconteceu a coisa de aperto no peito. O médico disse que era psicológico e perguntou se eu era uma pessoa ansiosa, o que (apesar do que este post possa te fazer pensar) nunca fui. Fui então informado de que, em algum momento do ano passado, um diagnóstico de ansiedade, supostamente feito em 2017 quando eu tinha 11 anos, havia sido adicionado ao meu prontuário. Ele então mencionou meus outros sintomas e disse que tinha certeza de que todos eram causados pela ansiedade e que eu deveria procurar terapia.
O que seria bom, exceto que eu nunca fui diagnosticado com ansiedade de verdade. Não sei de onde veio esse diagnóstico. Em 2017, fui visto pelo CAMHS, então pedi meus registros completos só para ver se tinha vindo deles, apesar da minha razão para vê-los ser irrelevante para preocupações com ansiedade. Em vez de encontrar um diagnóstico, encontrei que eles afirmaram várias vezes que eu não apresentava ansiedade/um transtorno de ansiedade.
Também entrei em contato com meu médico de família e pedi informações sobre a origem desse diagnóstico, já que não tenho registros, nem lembrança, dele ter sido feito. Eles também não conseguiram localizar esses registros.
Desde que descobri isso, desisti. Já duvidava que algum dia receberia ajuda antes disso, já que minha mãe e minha avó lutaram contra situações semelhantes por anos, mas agora parece realmente impossível, porque sempre recorrerão a esse diagnóstico de ansiedade que ninguém parece conseguir me dizer nada sobre - e, portanto, me dizem que preciso resolver sozinho. Mas se for psicológico, certamente ainda há algo que eles poderiam fazer? Isso é algo que me afeta todos os dias, piorando progressivamente. Não consigo sentir e mal consigo usar meu braço esquerdo, e o outro treme sem parar. Tive que reorganizar toda a minha vida em torno desses sintomas, incluindo ter que desistir de perseguir uma carreira na medicina.
Estou bem versado em técnicas de ansiedade, mas muitas delas se concentram em mindfulness, respiração profunda, distração, etc. Básicamente, apenas tirar sua mente do que está desencadeando esses sentimentos. Mas não pensar sobre meus sintomas não os faz desaparecer, assim como pensar sobre eles não os piora.
É apenas… irritante. Não sei o que fazer. Vivi sem respostas, ou qualquer ajuda real, por anos, então isso não é nada novo. Mas seria bom ser levado a sério e, talvez, não ser tratado como se estivesse buscando atenção por profissionais de saúde.