Tenho que deitar para me sentir melhor

OK, vou tentar ser breve.

Tenho me sentido tonto o tempo todo, com tontura e mal-estar geral. Tenho dificuldade para respirar normalmente e conversar ou receber muita informação me sobrecarrega.

Muitos desses sintomas melhoram quando deito. Ainda não me sinto 100%, mas é como meu espaço seguro.

Já fui ao médico e fui diagnosticado com depressão. Estou tomando 50mg de sertralina. Tenho um trabalho estressante e uma casa agitada. Parece que não paro nunca. Entendo o diagnóstico, mas não estou totalmente convencido. Os remédios melhoram meu humor um pouco, mas não aliviam os sintomas (exceto quando deito).

Já fiz radiografia de tórax e exames de coração, que deram tudo certo. Inicialmente, encontraram um sopro no coração, mas nos exames de acompanhamento não foi detectado.

Sempre que me excito, fico sem fôlego. Se eu ejacular, seja através do sexo ou da masturbação, sinto uma sensação estranha na cabeça, no peito e, estranhamente, na boca (como se tivesse catarro).

Meus exames de sangue estão bons, mas quando dou sangue, meu ferro está sempre no limite. Já tentei aumentar o ferro na dieta. Os médicos não estão preocupados com meus níveis, pois estão apenas acima do limite de preocupação.

Estou perdido com os médicos e já fiz exames de sangue particulares. Eles sempre mencionam ferritina baixa. Vou ao médico e eles não se preocupam.

Estou exausto com os sintomas e também com a ida e vinda tentando obter um diagnóstico. Talvez seja depressão e eu precise desacelerar?

Por fim, pode ou não ser relevante… Há 13 anos, fiz uma cirurgia na coluna. Tive uma discectomia lombar, onde cortaram partes dos meus discos inferiores que haviam se projetado e comprimido meus nervos. Tenho pesquisado sobre vazamentos de LCR e outras coisas, mas ainda estou perdido.

Se alguém puder ajudar, inspirar ou dar algum conselho, adoraria ouvir vocês.

Obrigado

Karl

Olá Karl,

Sinto muito em saber que você não está se sentindo bem. Eu só tinha algumas perguntas que podem ajudar a esclarecer as coisas.

1. Você notou alguma mudança na sua visão por volta da época em que começou a tontura?
  2. Alguma perda auditiva ou mudanças no seu paladar?
  3. Você teve algum problema de memória?
  4. Seus sintomas melhoram ou pioram dependendo se você está perto de familiares, colegas de trabalho ou em diferentes ambientes?

Com base no que você descreveu, eu não necessariamente acho que isso seja neurológico, mas ainda assim pode valer a pena ter a perspectiva de um neurologista, apenas para descartar quaisquer causas subjacentes.

O que eu escrevi abaixo pode ser informação que você já conhece, mas espero que ajude a organizar seus sintomas e possíveis diagnósticos para guiar melhor seus próximos passos e discussões com profissionais de saúde.

1. Tontura/vertigem constante
  2. Mal-estar geral
  3. Falta de ar, especialmente ao falar ou excitado
  4. Sobrecarga mental com estimulação
  5. Sintomas aliviados (parcialmente) ao deitar
  6. Exaustão
  7. Sensações estranhas durante/depois da ejaculação
  8. Histórico de cirurgia na coluna
  9. Níveis de ferro/ferritina baixos-normais
  10. Melhoria leve com sertralina (antidepressivo), mas os sintomas persistem

Possíveis Diagnósticos:

1. Intolerância ortostática / Disautonomia
  2. Ferritina baixa / Deficiência de ferro sem anemia
  3. Consideração de vazamento de LCR
  4. Síndrome de hiperventilação
  5. Insuficiência adrenal
  6. Disfunção da tireoide
  7. Apneia do sono

Olá, muito obrigado pela sua resposta.

Se eu for sincero, sinto isso há quase 10 anos, não acho que minha visão tenha piorado. Há muito tempo, meu optometrista me encaminhou para o hospital porque algo não estava certo atrás dos meus olhos, algo sobre os vasos sanguíneos serem tortuosos. Eles verificaram minha pressão arterial e me liberaram. Todas as visitas ao optometrista depois disso foram OK.

Minha audição parece estar bem, meus botões de gosto parecem um pouco insípidos. A maior parte do tempo, quando como, estou congestionado e tenho que parar de comer para respirar pela boca porque não sinto que possa respirar pelo nariz e comer ao mesmo tempo. É uma tarefa simples, mas parece que tenho dificuldade com isso.

Às vezes, meus pés e mãos ficam roxos no frio. Também estava lendo sobre POTS, isso é bastante interessante…

Minha memória parece estar razoável, mas às vezes consigo ouvir coisas e ainda assim não absorver. Estou tão ocupado administrando meu próprio negócio que me adaptei a ignorar informações irrelevantes. Isso soa duro, mas às vezes, se as pessoas me contam coisas que eu não preciso saber, eu desligo. Isso causa alguns problemas em casa às vezes, especialmente se minha esposa diz algo em que eu não estou interessado.

Estou me perguntando se devo parar de doar sangue por um tempo? Eu dou sangue a cada 12 semanas. Nunca me disseram que não posso doar, mas estou me perguntando se isso ajudará meus estoques de ferro.

Meus sintomas tendem a melhorar quando estou sozinho. A tontura ainda está lá, mas minha respiração é melhor e sinto que posso relaxar mais.

Acho que só gosto do meu tempo sozinho. O pensamento de não estar disponível para ninguém. Às vezes, nem levo meu telefone.

Sempre fui um agradador de pessoas. Parei de beber álcool há quatro anos para ajudar minha saúde mental. Agora parece que preciso de depressores para aliviar a tensão. Acho que é doença mental, talvez caminhando para uma queimação.

Acho que preciso estabelecer mais limites. Mas isso não é fácil para mim. Estou um pouco preso no meu trabalho. Tenho um ótimo sustento e não conseguiria um salário melhor em nenhum outro lugar. Herdei o negócio da família junto com minhas irmãs. Sou muito sortudo, mas isso também tem seu preço, às vezes me sinto um fardo. Lido com funcionários, família, clientes… Estou sempre disponível, mas parece que ninguém está aí para mim. Já faço isso há tanto tempo que agora é esperado.

Sinto culpa por escrever tudo isso, as pessoas matariam pelo que tenho. O dinheiro não compra felicidade, porém.

Apenas faço o que sei melhor e tento ser a melhor versão de mim mesmo.

Obrigado por ouvir. Se eu puder ajudar você de alguma forma, você sabe onde me encontrar :upside_down_face:

Olá Karl,

Minha reação inicial a “Sinto-me com tontura o tempo todo, com tontura e mal-estar geral. Acho difícil respirar normalmente…” foi “Isso parece com os meus sintomas.”

Eu convivi com isso até pegar um vírus e meus sintomas não melhorarem por 2 meses. Fui ao médico e eles suspeitaram que eu tinha desenvolvido uma infecção no peito e sinusite. Fizeram raios-X para confirmar e me deram antibióticos para curar. A tosse não passou após mais 2 meses. Então, eles suspeitaram que eu tinha asma. Após os testes, foi confirmado. Agora estou usando um inalador combinado e a tontura, tontura, fadiga e falta de ar desapareceram. Eu estava na casa dos 50 anos quando fui diagnosticado.

Não estou dizendo que é isso que você está sofrendo, mas é uma consideração. Particularmente, como você também mencionou que tem/tinha outros problemas médicos.

Quando eu tinha depressão (início dos anos 90), meu médico me dispensou, e eu tive que lidar com isso sozinho. Pedi demissão do trabalho e, na época, senti que dormi dia e noite por um ano. No segundo ano, andei como um zumbi e fui um desastre emocional. Sofri perda de memória. Levou quase uma década para chegar a alguma forma de normalidade. Estou muito mais feliz agora. Em paz comigo mesmo.

Espero que você descubra a causa do seu problema de saúde. Eu te desejo o melhor.

Olá BHA-GothGirl, muito obrigada pela sua resposta. Sinto muito em saber que você já teve problemas no passado e experimentou alguns dos mesmos sintomas.

Não quero voltar ao médico porque acho que eles acham que eu sou uma fraude. Eles só parecem estar nos discursos de “desacelerar” e exercícios de respiração. Não estou dizendo que isso não vai ajudar, mas acho que é perda de tempo.

Estou livre de álcool há 4 anos. Eu não bebia muito, mas o suficiente para me fazer questionar meus hábitos. Eu honestamente pensei que me sentiria melhor depois de me livrar disso. Tive injeções de vitamina B12 que devem ajudar com a fadiga. Nenhuma das duas ajudou. Sinto vontade de pegar uma cerveja e me desligar. Não vou fazer isso, porque sou melhor do que isso, mas é frustrante quando você faz todas as mudanças (comecei a correr, perdi algum peso) e ainda se sente mal.

Fico feliz em saber que você está se sentindo melhor. Há esperança x

Olá Karl, obrigado por compartilhar sua história. Seria bom descartar a Apneia do Sono. Você tem um Oxímetro de Saturação de Oxigênio no Sangue? Você pode comprá-los em uma farmácia local ou na Amazon por cerca de R$ 200,00. Quando for dormir, espere cerca de 10 minutos e coloque no dedo para ver qual é o seu nível de OXY. Depois, quando você estiver dormindo, sua esposa pode medir seu nível de OXY. Se seus níveis de saturação estiverem baixos, você precisará conversar com seu médico de família sobre a realização de um estudo do sono. Se seus níveis estiverem bons, pelo menos você pode riscar isso da sua lista.

Você poderia pedir para ver outro médico, solicitando uma segunda opinião. Pode ser uma fuga de líquido cefalorraquidiano, especialmente com seus sintomas e o que você já teve com sua coluna.

Mencione isso ao seu médico e diga que deseja um encaminhamento imediato. Faça anotações sobre seus sintomas e leve-as com você.

Você poderia entrar em contato com o hospital Spire para verificar o custo, alguns médicos particulares são bastante bons. Peça por um neurologista.

Não sou um profissional, mas seus sintomas parecem muito espinhais.

Marque uma consulta com seu médico de família e diga a eles que você precisa de um exame.

Espero que isso ajude.

Sandy realmente faz um bom ponto, Karl. Principalmente devido ao seu histórico de cirurgia na coluna e, em seguida, imediatamente após você deitar em uma posição supina, você se sente melhor. Isso é um sintoma característico de vazamento de LCR e deve ser descartado, pois o crescimento bacteriano pode causar Meningite Espinhal.