Geralmente tenho muitas sardas no meu corpo. Tenho muitas desde a infância, então nem me preocupo com elas. Ocasionalmente percebo novas. Há um ano, notei uma nova sarda estranha no meu abdômen, mais escura que as demais. Tinha 6 mm. Na época, não tive tempo nem energia para ir ao dermatologista. Observei-a por um ano e ela não cresceu nem mudou, mas finalmente fui a um dermatologista. Ela disse que minhas outras sardas estavam bem, mas a do abdômen precisava ser removida. Até agora nada está acontecendo, mas ela não é de uma cor única e tem algumas protuberâncias. Ela me deu uma indicação para um cirurgião. Claro que vou. Não quero criar cenários na minha cabeça e sei que ninguém vai me dar respostas definitivas, mas alguém já passou por uma situação semelhante? Se uma sarda não cresceu em um ano, pode ser câncer ou devo simplesmente não me preocupar? Estou com raiva de mim mesmo por ter deixado passar um ano inteiro. Tenho 27 anos. Obrigado por todas as respostas.
Eu sei que é tão fácil dizer “tente não se preocupar tanto”, mas tente não se deixar perturbar até ter uma resposta definitiva. Mesmo que acabe sendo maligno, há muitas coisas que podem ser feitas agora, com novos tratamentos e ensaios surgindo constantemente. Claro, também pode ser completamente normal! Eu também tenho muitas pintas pelo corpo, e há cerca de 15 anos uma das pintas maiores no meu ombro chamou minha atenção — percebi-a no espelho enquanto saía do banho. A borda superior dela estava um pouco diferente e um pouco mais escura, mas foi o suficiente para eu levá-la a uma consulta. Ninguém parecia particularmente preocupado, embora tenha recomendado a remoção, então fiquei bastante chocado ao receber os resultados, que indicavam melanoma. Tenho muita sorte de ter sido detectado muito cedo e de não ter se espalhado para outro lugar, mas agora tenho o cuidado de ficar atento a qualquer coisa que pareça ligeiramente diferente ou a qualquer coisa nova que apareça — atualmente estou monitorando uma lesão ao lado da minha cabeça. Algumas das minhas pintas são naturalmente mais escuras que as outras, mas não estou particularmente preocupado com elas. Você fez absolutamente a coisa certa ao procurar avaliação, então desejo-lhe todo o melhor e espero que não haja nada com que se preocupar.