HI everyone , I was diagnosed with cutaneous lupus 8 years ago . Had symtoms of malar rash, joint pain especially in hands, fatigue , dry eyes and dry skin . Had a biopsy of skin and confirmed cutaneous lupus. My SSA was high and ANA positive . I was put on Plaquenil and for the past 8 years I have been fine with it . All of my symtoms pretty much cleared up . Now this year I have been having things pop up that are related to a low immune system. Some of my doctors think It is the Plaquenil causing it but then some say that Plaquenil is not an immunosuppressant drug that for some reason my immune system is out of wack . I only take 200 mg a day. I tried to only take 100 mg to see if it would make a difference but I started with terrible joint pain and fatigue so I am back on the 200 mg a day. Does anybody have any input concerning taking Plaquenil for long term therapy ? I would appreciate any suggestions. Thank you .
Acabei de pesquisar isso e encontrei alguns sites que mencionam.
Parece que interfere na comunicação das células do sistema imunológico.
Oi Girassol, eu posso ter a resposta para você porque eu perguntei a um farmacêutico exatamente essa mesma pergunta antes de ir para minha vacina anual contra a gripe no início deste mês.
A resposta foi que, embora a Hidroxicloroquina (o nome genérico para Plaquenil e o comprimido que tomo na mesma dose que você, ou seja, 200 mg por dia no momento), seja um medicamento modificador de doença e um antimalárico, também é um imunossupressor leve. Portanto, isso pode ser a razão pela qual seu sistema imunológico está tão baixo no momento.
Eu tomo a Hidroxicloroquina para uma doença autoimune diferente da sua, é a Síndrome de Sjögren, mas muitos dos sintomas da SS são muito semelhantes a alguns sintomas do Lúpus, daí a razão pela qual este medicamento é prescrito para ambas as condições.
Espero que isso tenha sido útil? Eu também gostaria de dizer que tomo um comprimido de zinco que estou convencido de que ajuda meu sistema imunológico um pouco, mas ainda acho que é prudente evitar qualquer pessoa com vírus em circulação apenas para estar do lado seguro.
Ah, e foi perfeitamente seguro para mim tomar minha vacina contra a gripe, já que a vacina não é uma vacina viva e eu não tive efeitos colaterais ao tomá-la este ano, assim como nunca tive desde que comecei a tomá-la porque sou asmática, enquanto fui finalmente diagnosticada com minha Síndrome de Sjögren no final do ano passado.
Eu te desejo o melhor.
Hippyginger
HI Hippyginger, thank you so much for the info. I didn't mention in the post but I also am being treated for sjogrens because of the high SSA and dry eyes and joint pain. I was put on the Plaquenil because of the cutaneous lupus but Plaquenil has been very good to me . All of my symptoms really went away with the Plaquenil accept for theses past few months. Hopefully my immune system will get back on track. I am not currently taking any multivitamins but I do try to eat healthy. Can you tell me how much zinc do you take ? If there is anything that I can help with the sjogrens please let me know.
Hope you are doing well.
Sunflower
Peço desculpas por não responder mais cedo à sua pergunta, Girassol, mas estávamos ausentes e não levei o frasco de comprimidos de Zinco comigo, pois só levei o que precisava em uma caixinha de remédios. Agora que estamos em casa, posso dizer que tomo um comprimido de 25 mg por dia e os compro na popular loja de saúde na High Street, não ousando fazer propaganda lol
Não posso garantir que funcionem para você, mas parece mais do que uma coincidência que nos anos em que venho tomando Zinco em forma de comprimido, pareça ter evitado a maioria dos vírus desagradáveis que circulam por aí. Normalmente tomo o comprimido combinado de Magnésio e Zinco, que deve ser tomado duas vezes por dia, mas eles estavam em falta quando precisei comprá-los desta vez, então optei por comprimidos separados e, até agora, tudo bem.
Tomo o Magnésio para ajudar com as minhas cãibras musculares, que tenho como parte da minha Fibromialgia e há outro problema. Vários dos sintomas da síndrome de Sjögren se sobrepõem aos da Fibromialgia, então é difícil saber se é um ou outro causando problemas lol
Quanto aos seus olhos secos, você já tentou algum dos colírios de umidade prolongada para uso noturno? Fiquei muito animada com a perspectiva de que esses poderiam ajudar quando meu reumatologista me falou sobre eles e corri para a farmácia para investir em alguns, (bem, mancando rapidamente lol), só para descobrir que não poderia arriscar usá-los depois de ler o folheto dentro da caixa. Sou alérgica à lã, (e a muitas outras coisas), e dizia que as gotas continham lanolina de lã! Não tem importância.
Quanto às suas dores nas articulações, posso totalmente me identificar com você nisso, Girassol. Me pergunto, se você já teve ou tem dores ao longo do topo dos seus pés? Essa é uma dor relativamente nova para mim nos últimos meses e não é algo que eu esteja gostando também. Já tenho fascite plantar bilateral, então dores nos calcanhares e arcos de ambos os pés, então poderia ter dispensado essa nova adição. Como eu digo, nunca tenho certeza se isso é um sintoma de Sjögren ou Fibro? Muito confuso lol
Todos os melhores,
Hippyginger
P.S. Esta será a minha TERCEIRA tentativa de fazer esta resposta, pois o site continua perdendo ela grrrrrrrr. Dedos cruzados. Bem, eles estariam se não fossem tão doloridos lol
I have advanced dry eye from Sjogren’s and recently found an optometrist that expresses the tear ducts on my upper and lower lids. The improvement was immediate. It can last for up to 6 months and one still needs to do all the preventive measures-heat compresses and drops several times a day, but it is the only treatment I have found that helps. It is costly $350, but worth it if you can afford it.