Oi. Estou no estágio 4 de insuficiência renal com um GFR de 26. Estou extremamente cansado há um tempo! Trabalho todas as manhãs, mas chego em casa e durmo por 2/3 horas até o meu filho mais novo chegar da escola! E ainda estou exausto, e não completamente "ligado" se é que me entende? Nos últimos dias, tive um gosto "metálico" na boca, e hoje acordei com a língua preta!! Que desbotou ao longo do dia. Sinto-me bastante nauseado a maior parte do tempo. Alguém se relaciona com isso? Vou ver meu consultor em 14 de novembro, após ter tido uma infusão de ferro. Obrigado por ler. Qualquer conselho ou conhecimento seria muito apreciado.
Oi Amylou,
Você pode estar anêmica. Você sabe sua contagem de hemoglobina? Quando minha TFG era 26%, eu também estava cansada. Seus rins são responsáveis por regular a absorção de vitaminas e minerais no seu corpo, e quando sua função diminui, você às vezes não absorve bem o ferro, a vitamina B12 e o ácido fólico. Você precisa desses nutrientes para produzir glóbulos vermelhos. Além disso, seus rins produzem um hormônio chamado eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Portanto, mesmo que você tenha ferro suficiente, sua hemoglobina pode cair, e você pode se sentir cansada, letárgica, às vezes sem fôlego e esquecida. Meu consultor me arranjou para receber ferro intravenoso, injeções de vitamina B12 a cada três meses e para tomar ácido fólico diariamente. Também preciso injetar EPO, que é a forma sintética da eritropoietina. No início, pode ser suficiente apenas melhorar seu estoque de ferro (níveis de ferritina) - isso depende de quanto hormônio você está produzindo. Parece assustador, mas não é. Você logo se acostuma a injetar EPO - eu tenho que fazer isso uma vez por semana, e eles vão te ensinar como fazer. Isso faz você se sentir muito melhor. EPO é o que eles dão a atletas e ciclistas ilegalmente para melhorar seu desempenho! Tente não se preocupar e boa sorte!
AmyLou,
I had severe anemia (hemoglobin 5.6) when I was in stage IIIA with creatinine and eGFR much higher than yours is now. (I am now in stage v so my anemia is a little worse.)
I was extremely tired when I was not yet under treatment. It was difficult to get out of bed just to use the restroom. I was extremely light headed and short winded. I was also cold all the time, even in the summer with temperatures in the 90s.
My nephrologist started me on EPO (Procrit) injections. They really helped a lot. I went to his office twice a month for labs. An injection was then administered if my hemoglobin was below 10.0. At first I got an injection every two weeks. After 5-6 months I only needed the injections once a month.
It sounds like you're experiencing much of what I've experienced. So it is good that you will be in for an appointment in November. There are treatment that will help you🐶
Marj
Obrigado 😊 é bom ouvir as experiências de outras pessoas! Isso é tranquilizador! Eu não falei com ninguém em uma situação semelhante.
Obrigado Marj 😊
Pelo menos eu sei que sou normal! Mais ou menos!! Eu ficava pensando que só era preguiçosa!! Meus dois filhos mais velhos já saíram de casa, mas o mais novo tem apenas 12 anos e é autista! Parece que passo todo o meu tempo tentando ter força suficiente para lidar com ele! É bom saber que existem coisas que podem ajudar.
AmyLou,
I'm a special education university faculty member who prepares teachers to work with children with autism. I taught childrn with autism for 12 years.
You're AMAZING to be working with your child while dealing with anemia at this level! I really can't even imagine how you're doing it. I really hope you'll have an effective anemia treatment plan in place very soon.
Marj