O primeiro passo que você tem que dar é PARAR DE SE PREOCUPAR. Um diagnóstico de DPOC não é uma sentença de morte. É uma condição progressiva lenta que pode ser muito bem "gerenciada" se você fizer todas as coisas certas.
Você já parou de fumar e isso é ótimo. Agora, você tem que se exercitar... e se exercitar e se exercitar. Caminhar em um ritmo acelerado é o melhor, acho, mas qualquer exercício aeróbico regular melhorará muito a função dos seus pulmões.
Tome seus remédios, religiosamente... se um não fizer bem para você, avise seu médico que prescreverá outro. Se você ficar sem fôlego, um "inhalador" deve ajudar, mas nem todo mundo precisa de um. Há algumas descobertas interessantes sobre os benefícios de tomar Vitamina D3 (tem que ser "3", aparentemente) se você tem DPOC... comecei a tomar há cerca de 9 meses e me ajudou muito. Mas cada um é diferente, então fale com seu médico primeiro.
Cuide de si mesmo. Coma bem e durma bastante... não fique acordado se preocupando. Só NÃO FAÇA.
Tome sua vacina contra a gripe. NÃO SE ESQUEÇA. E durante a temporada de gripe... e geralmente durante o tempo frio quando resfriados e gripe são mais comuns... tente evitar multidões e pessoas que você sabe que têm resfriado ou bronquite. Eu sei que pode ser difícil quando você tem que trabalhar e se misturar com pessoas... mas faça o seu melhor e tente lavar as mãos o máximo que puder durante o dia.
Ao primeiro sinal de um resfriado (que pode se espalhar para o peito e afetar seus pulmões) eu sempre uso algo chamado "First Defence"... um spray nasal que ataca o vírus do resfriado antes que ele entre no sistema. Pode funcionar ou não... mas não tive nem um espirro em 5 anos.
Continue verificando este site.. é a MELHOR fonte de informações sobre a condição.. porque é frequentado por pessoas que têm a condição e sabem o que você está passando. Não acho que eu teria passado pelos primeiros anos do meu diagnóstico (eu tinha certeza absoluta de que ia morrer!) se não fosse por este site.
Tenho certeza de que outras pessoas aqui terão suas próprias dicas e contribuições para oferecer, mas vou deixar você com algo que meu consultor me disse uma vez: "Se você cuidar de si mesmo, tomar seus remédios.. comer bem e se exercitar frequentemente, há uma grande chance de você viver uma vida longa e feliz. E sim, você pode morrer COM DPOC.. mas não morrerÁ DELA".
Boa sorte, Marcus.