Oi lily65668
Obrigado pela sua resposta. Sim, estou medindo minha pressão arterial em casa e faço isso há vários anos. Quando comecei a tomar amlodipina, estava na faixa dos 130 por pressão diastólica alta, o que me disseram que era muito alto. Agora não acredito que fosse tão alto, pois eu tinha cerca de 53 anos na época e pós-menopausa, mas então, eu sabia quase nada sobre pressão arterial. Eu tinha feito um check-up de rotina no trabalho e a jovem me assustou dizendo que eu deveria ver meu médico imediatamente.
De qualquer forma, para resumir uma longa história, foi o início de um pesadelo para mim e minha primeira interação real com a profissão médica. Eu sei que provavelmente sou a pessoa errada para perguntar, mas não estou impressionada. Quando comecei com os efeitos colaterais, nenhum médico mencionou os remédios e, após tomar por aproximadamente 12 meses, nunca me ocorreu perguntar.
Gradualmente, coisas diferentes começaram a acontecer. Meus tornozelos e pernas inferiores incharam e ficaram muito pesados. Fadiga, dores, dores....... ah bem, pensei, deve fazer parte de envelhecer. Eventualmente, ao longo dos próximos 2 anos, as coisas foram de mal a pior. Comecei a ganhar peso e não conseguia parar, não importa o que eu fizesse. Comecei com terríveis problemas estomacais, inchaço, azia, refluxo ácido severo, fui encaminhada para uma endoscopia, eles não encontraram nada, então fui colocada em omeprazol. Comecei a sofrer de falta de ar terrível e fui encaminhada para um raio-X de tórax. Não encontraram nada de errado. Minhas costas, articulações e músculos ficaram tão ruins que mal conseguia me mover e fui dada analgésicos e encaminhada para um reumatologista. Comecei a ter problemas de memória (sempre tive uma memória excelente), névoa cerebral, não conseguia me concentrar, a ansiedade se instalou, depressão. A lista continua. Eu me sentia completamente desligada de tudo mentalmente. Honestamente, pensei que tinha Alzheimer. Meu Deus, quando começo a lembrar como ficou ruim! Minha pressão arterial subiu e o lisinopril foi adicionado à mistura, mas sem ajuda ou alívio para meus sintomas e meus médicos começaram a me tratar como hipocondríaca. Parei de ir vê-los no final e apenas continuei tomando os comprimidos, pois eles disseram que eu não deveria parar, porque se minha pressão arterial não fosse controlada, pioraria as coisas. Eu acreditei neles. Por quatro anos, foi apenas um rodízio constante de médicos e hospitais e pílulas. No quarto ano, eu era como um zumbi.......
Como mencionado anteriormente, se não tivesse sido forçada a tirar férias pelo meu marido (o que esse pobre homem teve que suportar) e esquecido de levá-los comigo, acredito que ainda estaria no mesmo estado agora. Ainda me deixa com raiva quando penso nisso e me deu uma espécie de fobia de médicos e monitores de pressão arterial. Assim que sei que vou ter uma leitura na clínica, posso sentir o pânico e a ansiedade começarem vários dias antes e ela sobe muito antes mesmo de eu chegar lá. Tenho monitorado minha pressão arterial nos últimos dois anos e tem estado na faixa de 150/80, muitas vezes foi mais baixa, às vezes mais alta, dependendo de quando a tiro. Contei isso ao meu médico atual, mas como sobe para as alturas sempre que a tiro, ela está me pressionando para voltar a tomar os remédios. Recusei no início, tentando explicar o que havia acontecido, ela não pareceu acreditar em mim e me pediu para fazer um monitor de 24 horas. Disse que faria, sabendo que não seria uma leitura verdadeira porque apenas o pensamento daquilo no meu braço acelerava meu coração. No dia em que o coloquei, o tempo estava ridiculamente quente, tive um dia ocupado e estava ciente dele a cada segundo. Mal dormi, estava esperando que a coisa fosse disparar o tempo todo e preocupada o tempo todo que ia tirar leituras muito altas, então a briga sobre os remédios ia começar tudo de novo. Eu sei que parece bobagem e provavelmente trouxe isso em cima de mim, mas eu nunca fui assim. Nunca lutei com ansiedade na minha vida, mas um monitor de pressão arterial e um médico agora farão isso por mim.
Claro, quando ela obteve as leituras, estavam muito altas e agora estou no processo de tentar diferentes remédios para pressão arterial e até agora já experimentei três, cada um dos quais, em duas semanas, começou alguns dos sintomas antigos novamente e parei de tomá-los. Atualmente, estou tomando um diurético, tive que fazer dois exames de sangue no mês passado, pois eles podem danificar seus rins, aparentemente, e agora fui chamada para marcar uma consulta com o médico, pois meu nível de potássio foi afetado e está muito baixo. Isso está me estressando muito e minhas leituras de pressão arterial estão subindo mais do que estavam antes de começar a tomar as malditas coisas, então obviamente não estão funcionando, o que é uma pena porque não me senti muito diferente nelas até agora após seis semanas de uso. Na verdade, minhas costas estão doendo muito ultimamente e notei que uma fraqueza no meu joelho esquerdo começou.......... mas eu estava esperando que elas baixassem o suficiente para manter o médico quieto e não me causar problemas. De qualquer forma, tomei amlodipina por aproximadamente 12 meses antes das coisas ruins começarem, então eu não acho que importa se você se sente bem após 6 semanas, pois você simplesmente não pode dizer quando os efeitos colaterais vão começar. Pelo menos agora eu sei no que ficar de olho. Se eu não conseguir encontrar um que funcione para mim, então eu posso ver que farei algo semelhante ao que você fez, eu só vou pegar os comprimidos e não vou tomá-los. Eu conheço os riscos, eu vou decidir por mim mesma. Ufa, desculpe por ter me alongado tanto........ obrigado por ler se você ficou comigo até aqui!