Palpitações e sensação de vazio no peito

Homem de 28 anos, 181cm/70kg. Tenho palpitações há dois anos agora. Fui a 5 médicos diferentes, e ninguém parece preocupado. Eles fizeram exames de sangue, ECG e Ecocardiograma e todos os resultados estão normais. Eles disseram que um Holter seria inútil para esses sintomas. No entanto, ainda estou preocupado.

Sintomas:

- Palpitações 1-2 vezes por mês. Parece que alguém está torcendo meu coração no peito por até 30 segundos. Também posso descrevê-lo como se meu coração parasse de bater ou caísse do peito. Sem dor, e depois passa. Sempre me assusto com isso e minha pulsação aumenta um pouco como resultado. Pode repetir no mesmo dia mais tarde por mais 30 segundos. Geralmente retorna no mês seguinte. Às vezes consigo sentir que vai acontecer, meu peito fica "raso" ou vazio por algumas horas antes. Quando as palpitações realmente acontecem, curvar as costas para frente parece diminuir a sensação enquanto está acontecendo.

- Comer muito parece ter algo a ver com isso, pelo menos, nos dias em que tive palpitações, comi mais do que o usual. Às vezes respirar profundamente pode iniciar as palpitações, mas apenas se eu já tiver percebido que vai acontecer naquele dia.

- Este é o sintoma mais estranho. Às vezes, tirar uma soneca durante o dia faz meu peito se sentir estranho por 3-6 horas após acordar. Isso é muito estranho e é tão difícil descrever como isso se sente. Parece que meu peito está vazio e meu coração está mais ocioso do que o normal, mesmo que meu relógio de pulso diga que minha pulsação está em torno de 70. É difícil descrever. É como se eu pudesse sentir que meu peito está estranho no momento em que acordo. Se eu precisasse descrever de alguma forma, sinto como se meu peito estivesse sem oxigênio. Não faço ideia do porquê isso acontece após uma soneca. Isso não acontece de manhã.

- Alguns dias preciso tomar muitas respirações profundas e pareço estar ciente da minha própria respiração.

- Os sintomas geralmente ocorrem quando estou sentado ou deitado.

O que eu tentei:

- Magnésio e vitamina D por meses

- Cortei chocolate, cafeína e refrigerantes completamente

- Bom ritmo de sono

Não tenho ansiedade ou estresse. Isso é certo.

Tenho 2 medicamentos para alergia para asma, e ambos listam palpitações como efeitos colaterais, mas os usei por 10 anos sem problemas antes.

Arroto muito durante o dia, e sinto que muito gás se acumula no meu estômago. É difícil acreditar que o refluxo ácido poderia causar esses sintomas, no entanto?

Uma coisa que tenho que admitir, não me movo muito, se é que me movo, na maioria dos dias. Meu trabalho é na frente do meu PC, e é tão difícil às vezes encontrar tempo para caminhar, por exemplo. Desenvolvi uma barriga maior nestes últimos anos, mas não está no estado em que eu me chamaria de acima do peso.

Qualquer ajuda é apreciada.

Stan.

​My AF was preceeded by 2 and half years of massive palpitations before it settled into atrial Flutter which then quickly converted into paroxysmal AF. Most of your other symptoms sound like mine too which I noticed after about 4 months after AF was diagnosed.

​Unfortunately I have to rush off to work now when I get home I'll give you more info. I would suggest a major player here is the vagal nerve. Google it - vagal or vagus nerve. A major nerve in the central nervous system which controls both heart and digestive system. Also Google vagal nerve diagram - also known as the wandering nerve and from the diagram you'll see why.

​As I say, must dash - will get back to you later.

​John

Stan,

Os sintomas são muito infrequentes para capturar os sinais com um Holter. De qualquer forma, seria um grande avanço registrar um ECG durante a palpitação. Tenho flutter e os eventos de flutter são provocados por batimentos ectópicos atriais curtos. Também tenho muito gás após as refeições. Recentemente comecei a trabalhar em tempo integral sentado, felizmente posso medir meu ECG continuamente. Observei que, se me levanto e tenho ectópicos, a arritmia desaparece (e também o gás do meu estômago). Agora tenho um leitor de e-books e baixo documentos que preciso ler e, se tiver o problema, posso caminhar e continuar trabalhando.

Győrgy

Seems you have paroxysmal af so chances are your heart will be normal at ECG/holter, so go to a&e or ER when you have an episode, then at least the paf will be recorded. Overeating definitely affects my paf.

In the end you have to decide if you can tolerate your paf or if you need medication/ablation, you need a blood thinner if not already taking them. I take meds for BP and as the info says can cause palpitations (a nice word for af) and they do.

Este é exatamente o meu problema. Os médicos não fazem ideia, ou simplesmente não querem ajudar, ou só me dizem que não é nada. Enquanto isso, a internet aparece com soluções de todos os lados. Não sei em quem, ou no que acreditar. O ecocardiograma não deveria descartar a maioria dos problemas? No meu caso, eles não encontraram nada anormal nele. Talvez eu deva começar a tomar comprimidos para refluxo ácido como um teste e começar a correr para ver se ajudam. Se eu não morrer antes disso.

Hi Stan,

Hi Stan,

​As I said earlier, my AF was preceeded by 2 and half years of palpitations. These can be best described as a bloody great kick in ther chest by a mule followed by, in micro seconds,  a warm, out of this world feeling all over the top of the head. No dizziness, no fainting, no vision problems, no sweatiness, nothing abnormal at all. I had many ECG's but because of my work I could never get to my GP in time for an ECG. I doubt it would show anything. When I did get for an ECG nothing showed up.

​The day AF kicked in it started off normally, I had been bent over doing some shredding, after that I began to feel unwell. As if I were going down with 'flu.

Sorry Stan, something wrong with tghis website ........... as I was saying ......... then my blood pressure began to behave erratically, but trending downward - it eventually bottomed out at 76/58 whereas normally it would be around 136/80 and my heart rate increased eventually reaching 160 bpm. Saw my GP who put me in hospital immediately where upon I was found to have atrial flutter which whilst having tests done converted itself to atrial fibrillation. It was also found my left atria was damaged in this process which will in future make me vulnerable to a stroke.

​Some 4 months after diagnosis I identified the onset of AF with food I'd eaten. My symptoms were bloating accompanied by discomfort/pain in the chest, burping, intestinal gurgling, diahorrea and flatulence. I had a series of blood tests to eliminate Coeliac Disease and IBS. I then consulted a nutritionist  and discussed this vagal (Vagus) nerve business. I then went on a wheat free, gluten free diet, the scope of which I have widened over the years. I have now remained AF free since April 2015. So my message is, calm the digestive system, calm the vagal nerve  = a calm heart. I too have a sit down job with little or no opportunity for exercise, driving a bus and also developed a distended gut - so I do sympathsize. Of course this remedy is not for everyone with AF but it has some relevance for those with digestive issues that accompany AF.

​Hope all this helps.

John

"um chute forte no peito por um jumento, seguido, em microsegundos, de uma sensação quente, fora deste mundo, em toda a parte superior da cabeça."

Minha sensação não combina com a sua. Eu não sinto nada disso. Só sinto a sensação de que o coração está lutando para bombear sangue ou apenas se torcendo.

É muito emocionante e muito estranho. Sou médico e pesquisador. Tenho flutter. É descrito como o chamado tipo Coumel. Isso significa que tenho bradicardia e o flutter começa após a comida. Sou sortudo porque tenho um ECG pessoal que pode gravar meu ECG por 4 horas continuamente e é confortável, então uso todos os dias e posso gravar todo flutter e frequentemente o início também. O que vejo é que, após cada refeição, tenho extrassístoles prematuras (PACs e PVCs). O flutter se desenvolve a partir das PACs. Isso não é surpresa, esse mecanismo de flutter/aFib induzido focalmente é publicado. Mas também tenho inchaço, etc. Na literatura, não vejo casos semelhantes relatados. No entanto, em vários fóruns de pacientes, isso é frequentemente relatado. Então comecei a coletar essas experiências de pacientes. Cheguei à conclusão de que essa conexão entre inchaço e aFib provavelmente existe, mas é difícil de provar. Comecei a monitorar em mim mesmo e muitas vezes vejo que, às vezes, após cada arroto, tenho uma extrassístole, mas nem sempre. Provavelmente está relacionado ao aumento da pressão no esôfago durante o arroto, mas não consigo medir essa mudança de pressão.

Hi, Marco said the BP meds make your heart play up, very true in my case so I have binned them and use cider vinegar and feel better. I can make my AF start by eating like a pig, drinking coffee, tea, laying down flat for a nap. So I am careful now and sleep on a heap of cushions. very comfortable once you get the right angle ! Good Luck and lose weight, helped me.

Hi Gyorgy,

​In my comment to Stan02644 I mentioned diet. Well, its hardly a diet (as in weight loss) but (my own words) a Food Intake Plan (FIP). In other words I know which foods are likely to irritate my gut and so stay away from them. Very hard if one is dining out and so occasionally I eat something which upsets me.What happens is that I begin to bloat, I then feel 'pressure' on my heart and my stomach becomes inflated. I feel rubbish. This bloating normally occurs some 4 hours after I have finished eating. Because I am convinced of the vagal nerve connection I began to measure my blood pressure  when the bloating occurs

Well, nowadays my BP is around 126/73 .... once the bloating occurs it rapidly rises, also within hours, to around 160/90 ......... BUT ........... then it takes about 5 days of normal eating and living to return to normal - around 126/73 interestingly my heart rate stays the same at around 64 to 67 bpm. But that I put down to the Bisoprolol I take daily.

​I should mention that when the digestive issues start I do not always get all of them that I describe to Stan02644. Sometimes it is just burping, sometimes just bloating, nowadays with the FIP I never get intestinal gurgling but occasionally but not always I get diahorrea.

Hope this is of interest.

John

sounds like GERD. Try something like Prilosec every day for around 2-3 weeks.  If docs say you have nothing wrong with your heart, then it sounds like this may help symptoms. Avoid tomatoes, alcohol, raw onions, and avoid eating right before bedtime. 

Obrigado, John,

Obrigado pelo post. Claro que foi muito interessante. Quanto à dieta, estou fazendo algo semelhante. Com uma abordagem de tentativa e erro, omito todos os alimentos que provocam PACs, que às vezes se transformam em flutter.

Não tenho a resposta de pressão arterial alta, mas provavelmente porque estou tomando Ramipril.

Embora não seja literatura científica real, há pessoas muito determinadas que estão lutando contra a FA. Ele é Hans Larsen. Hans Larsen foi colega de trabalho do vencedor do Prêmio Nobel Henrik Dam. Ele é químico, mas também tem fibrilação atrial. Portanto, ele iniciou um site de educação para pacientes. Ele publica regularmente pesquisas (Relatórios de FA) sobre a literatura atual e opiniões. O site publicou uma pesquisa especial sobre a "CONEXÃO INTESTINAL COM A FA". Vale a pena ler.

Melhores cumprimentos:

György

I found that Ramipril was very bad for my paf and got it changed to first to Candesartan (also very bad) and then to Bisoprolol which is much better.

Obrigado. Estou tomando remédio para refluxo ácido há 2 meses para testar essa teoria. Também vou tentar cortar o café.

Em uma de minhas visitas ao hospital com FA, eles decidiram que eu tinha um problema de DRGE e me deram Lansoprazol 30mg uma vez por dia. Insistência deles. A receita era de 2 por dia, mas eu havia tomado apenas uma e, portanto, a receita foi reduzida para 1 por dia. Então, quando adoeceu no início deste ano, descobri que tomar um segundo ajudou e pedi para colocar a receita de volta... ondeupon os médicos ficaram muito engraçados, mas não explicaram por quê. Lendo o relatório de uma endoscopia, percebi então que era porque pequenos cistos foram encontrados e há uma ligação conhecida entre eles, lansoprazol e cistos no estômago. Portanto, o meu conselho seria tentar mudanças na dieta para resolver como primeiro passo, porque uma vez que você começa a tomar, geralmente não há como voltar! Tentei. Li o conselho da dieta Fodmap sobre quais alimentos não comer e estou experimentando isso. Mas entendo totalmente os sentimentos parecidos com gripe e a curvatura e arrotos mencionados. Posso arrotar bebendo água. Acho que o conselho de dieta (plano de dieta em oposição a dieta) provavelmente é muito útil a partir do que li até agora.

uma almofada em cunha também pode fazer maravilhas! Eu durmo de lado em uma que também contribui muito...

Eu parei de tomar café e passei para descafeinado, e os sintomas parecem ter desaparecido, pelo menos nos últimos 2 meses. Acho que o remédio para alergia reage com o café.

i know this is 7 years ago but you described most of how i feel. i couldnt find things on reddit/google, that related to my feelings but this does. did you end up figuring out whats wrong and what you did to fix/help it. I also do have anxiety.