Aumentar a fluoxetina de 10 para 20 mg, é melhor esperar?

Hi, I’m on my my 36th day on fluoxetine 10mg.

Besides the first 1 and a half week that I felt horrible and I needed to take Lergigan several times to calm me down and sleep, I started then feeling better with up and downs, low mood, anxiety, but also some days or hours with more positivity, I was even able to smile, sometimes laugh and make a joke; I switched from Lergigan to Atarax to calm me down at least in the morning where I’m more disturbed by some anxiety, obsessive intrusive thoughts. Lately, for 8 days in a row I’m experiencing strong depression, strong anxiety, obsessive thoughts.

It might be because my body needs more fluoxetine? According with my doctor I should raise to 20 at the beginning of this upcoming month, but I would like to do it today (just a few days before).

What do you think, would it be better to wait to see if these symptoms will go away and raise to 20 in more stable days, or should I raise it now?

I’m concerned about the side effects or raising up the dose, I’m scared to feel even worse that I’m feeling right now.

Thank you for your answers :heart:

Está em fluoxetina e provavelmente em qualquer outro antidepressivo é um pouco como uma montanha-russa, infelizmente. Em alguns dias você começará a ver vislumbres de seu eu anterior e em outros dias parecerá que você voltou ao ponto de partida.

Eu esperaria até que seu médico dissesse para aumentar a dosagem, pois alguns dias não farão muita diferença. Infelizmente, pelo que li, a fluoxetina é uma droga muito lenta e pode levar entre 3 a 6 meses para surtir efeito pleno.

Pode ser que você precise de uma dose mais alta, pois 10mg parece bastante baixa. Quando fui inicialmente prescrito com fluoxetina, comecei com 20mg e agora estou com 40mg.

É sensato aumentar a dosagem gradualmente, acho, mas não será uma solução rápida e vai levar tempo, então você precisará ser paciente.

Estar aqui e em outros sites online me ajudou na minha recuperação e me deu segurança quando as coisas foram difíceis, então parabéns por procurar ajuda e espero que você receba o apoio de que precisa. Há muitas pessoas lutando com isso no momento, então você não está sozinho!

1 curtida

Obrigado pelas suas palavras gentis, Trueblue, elas são realistas e reconfortantes.

Recentemente descobri que não me sentir sozinho e saber que não sou o único me ajuda de alguma forma, assim como desenvolver paciência, ser compassivo e ter esperança. Mesmo que seja muito difícil quando caio, conseguir me manter firme, mas de alguma forma ainda estou aqui.

Estou muito feliz por você ter encontrado sua estabilidade :heart: que esta seja uma mensagem de esperança para todos nós que estamos lutando agora.

1 curtida

Fico feliz que minha resposta tenha ajudado. Pode parecer muito solitário lutar contra ansiedade e depressão, mas isso é muito mais comum do que você imagina. Só que não se fala muito sobre isso por causa do estigma associado.

Por favor, nos avise como você está se saindo e continue postando se precisar de apoio ou ajuda ao longo de sua jornada de recuperação. Todos nós chegaremos lá em algum momento. É apenas uma viagem cheia de altos e baixos, e você precisa ter paciência e a convicção de que vai superar isso.

Desejando-lhe todo o melhor!

Hoje foi o dia mais difícil.

Não costumo abrir tanto sobre meus sentimentos profundos neste momento com minha namorada porque ela é muito sensível (mesmo que não demonstre) e não quero que ela seja afetada demais pela minha inquietação.

Meu psicólogo tem me dado consultas de forma mais esporádica, uma vez por mês.

Atualmente não tenho emprego nem amigos onde moro agora. Só alguns conhecidos que vejo de vez em quando.

Hoje eu estava em um lugar onde você pode ir para conversar, socializar, jogar jogos e senti como se estivesse explodindo, precisava abrir sobre como me sinto.

Então abri com uma assistente social que foi muito profissional e carinhosa, também chorei (o que senti que precisava fazer desde que comecei a me sentir horrível) e ela sugeriu que eu falasse com meu médico e contasse como estou me sentindo, então fiz isso.

Tenho uma tendência de me conter de mostrar completamente como me sinto, e isso me faz sentir preso em mim mesmo. Acumulo “merda” repetidamente, depois explodo.

Acho que preciso aprender a não ter medo de mostrar de forma espontânea como me sinto.

Aliás, o médico me disse para aumentar a fluoxetina para 20mg amanhã em combinação com Atarax três vezes por dia, então é isso que vou fazer.

Não sei como vai ser, mas abrir, chorar, ser ouvido e apoiado me deu algum alívio e alguma esperança.

Foi como abaixar o nível crítico de ansiedade.

Então quero também enviar uma mensagem positiva para quem estiver se sentindo da mesma forma que eu me senti: você não precisa demonstrar a ninguém, nem a si mesmo, que é forte guardando tudo dentro. A verdadeira força é sentir que já é suficiente antes de atingir o limite e não ter medo ou vergonha de pedir ajuda.

1 curtida

Hey,

I would like to discuss with someone else who had or has the same experiences as mine.

Third day on 20mg, but I’ve been for 5 weeks and 2 days on 10mg.

Since I started fluoxetin my close eye sight is blurry. Premise: I wear eyeglasses. I would like not to change lenses, I hope it’s just a side effect that will fade away over time. Does anyone got his eye sight back to normal? If yes, when?

Another thing:

In the morning, doesn’t matter what time I go to bed, I always wake up between 7/7.30.

I feel like I want to sleep more, but if I try, I get in my brain kind of movies with people I know, or characters from something I’m watching on TV, or random people: they do weird things without a logic sometimes.

Pretty much when a movie starts, I notice it and I open my eyes. I change position in the bed. Everytime I continue this way I get anxious, restless, annoyed and irritated.

Sometimes I’m able to fall asleep (because I check the clock and it has been passed an hour/1 and a half), but I don’t feel I slept.

So now I’m trying not to sleep again when I wake up, I eventually stay in bed, or I stand up doing some exercise, eat a sandwich. But I really would like to sleep more. Maybe because of my old habits: I always felt the need to sleep in the morning.

Does someone also experienced or experience that?

Btw I’ve been on paroxetine ( which made me felt, passive, sleepy, careless) for more than 10 years and I wrongly decided to gradually quit it by myself.

If fluoxetin will work In will never do the same mistake.

Thank you for you shared experiences in advance!

A fluoxetina pode causar todos os tipos de efeitos colaterais estranhos, mas toda vez que a dosagem é alterada (e logo em seguida), você pode experimentá-los (e outros) novamente. Seja paciente, especialmente nos períodos de transição. Eles sempre são os piores.

1 curtida

Obrigado, eu realmente preciso de reassurance…

É difícil. Tive alguns momentos bons, mas principalmente ruins.

Às vezes me sinto desesperado e preso, mas sempre tento ser positivo e me distrair. Mesmo que com o TOC seja bem difícil se concentrar em outra coisa, é claro.

It’s always possible that it isn’t a good fit for you, but once the dose is raised, give yourself a few weeks to see if it makes a difference. If it doesn’t, it may be time to wean off and try something else with your doctor. Unfortunately, so much of these types of medications are a waiting game…and it can take a long time and several tries to find one that works for you.

In my case, I ended up not being able to use an SSRI and had to go to an adrenaline blocker and fast acting meds with short lifespans for when I had panic (propranolol and hydroxyzine) because an every day med made me feel worse. I just couldn’t use them.

It is so tough to be patient when you’re feeling bad, anxious, worried or scared…but be very persistent in your communication and really document your feelings when you’re feeling them so you can show your doctor the frequency at which you’re feeling things and it will help them to help you too. SSRI meds are not for everyone, but when they DO help, they really can change your life for the better.

I hope you find some relief soon.

1 curtida

Sinto muito saber que o ssri não funcionou para você, mas espero que com essas alternativas você tenha encontrado um jeito de lidar com a situação.

Eu sei o que é sentir-se mal e não conseguir demonstrar isso, como uma perna quebrada.

Eu tomo paroxetina há mais de 10 anos e ela me fez sentir preguiçoso, sonolento, como se eu não me importasse tanto com o que dizia ou fazia. Mas me ajudou a não me sentir deprimido e ansioso. Apenas parcialmente com o TOC.

Depois de 6 semanas no fluoxetina 10mg, aumentei a dose para 20mg e estou no meu 8º dia. Faço exercícios regulares, saio para caminhar 2 ou 3 vezes por semana, vou a um centro social para conhecer e conversar com outras pessoas (às vezes forçando-me). Consigo fazer tarefas domésticas, ir às lojas, mas só se estou em um bom humor.

Basicamente, estou tentando me motivar e me impulsionar, mesmo que por dentro eu esteja lutando muito na maior parte do tempo.

Em dois dias tenho uma consulta com a psicóloga e vou dizer que preciso de consultas com mais frequência, até mesmo só para falar sobre como me sinto. Porque não é saudável guardar tudo dentro (pelo menos para mim). Ela só queria ter uma consulta uma vez por mês, mas estou sentindo que definitivamente não é suficiente.

1 curtida

Definitivamente, defenda-se e lute pelo que você precisa. É fácil para os profissionais médicos sugerirem o que você pode precisar, mas isso nem sempre é suficiente para você, como paciente. Espero que aumentem essas visitas e que isso traga um pouco mais de alívio para você.

Acho ótimo que você esteja se forçando a sair, conversar com outras pessoas e FAZER coisas, mesmo quando nem sempre quer. Às vezes, “finja até conseguir” é uma ótima estratégia para evitar que você fique isolado.

Foi muito bem hoje. Vou ter mais sessões e fui encaminhado para a clínica psiquiátrica, onde eles podem me ajudar melhor com a minha situação de saúde mental.

Adoro isso: “fingir até conseguir”, vou adotar como uma frase para repetir para mim mesmo, entre as outras :smiling_face_with_sunglasses:

Obrigado pelo seu encorajamento, realmente me fez sentir calor no coração.

1 curtida

Sempre! Fico tão feliz por ter ajudado. E parabéns por defender seus próprios interesses! Parece que eles te deram recursos para lidar com as coisas. Antes que você perceba, você estará prosperando!!

1 curtida