I have been on statins for nearly 20 years with no side effects and on Rosuvastatin for about 5 years. In the last 2-3 months have been experiencing aching arms. Is this a side effect or what? any ideas welcome please.
probably. discuss with your doctor in case there’s a different reason for the aching arms such as damaged bicep tendons etc.
Yes absolutely , I had same problem and stop medications for 3 or 4 days and the pain disappear , i am trying again with Rosuvastatin 10 mg and let see what happen , if this occurs again the doctor will change the statin,
7 anos depois, e tenho um problema semelhante, com algumas informações úteis para compartilhar:
Tive formigamento no meu braço esquerdo, que evoluiu para dormência e começou a se espalhar por todos os meus membros e em volta da minha cabeça. Sou diabético. Os médicos não pareciam querer dar muita atenção ao meu problema. Mas é o meu corpo…. Não era dor no braço, exatamente, mas dormência e formigamento. Meu último exame de sangue de rotina mostrou um A1C de 5,5 (com auxílio de insulina) e colesterol abaixo do normal (com auxílio de rosuvastatina). No entanto, meus remédios para pressão arterial começaram a não ser suficientes - eu estava começando a ter pressões de 150/80. O médico respondeu aumentando a dose do meu Amlodipina para 10mg.
Fiz minha própria pesquisa e encontrei este artigo de revista médica:
Em essência, as estatinas inibem a produção/absorção de CoQ10 produzido naturalmente. E uma coisa leva à outra… neuropatia. Já havia tentado suplementos de CoQ10 antes, e duvido que tenham sido eficazes (os médicos também não parecem muito entusiasmados com eles, já que o corpo produz CoQ10 naturalmente). MAS – isso foi antes da rosuvastatina. Então decidi tentar o CoQ10 novamente. Parei de tomar a rosuvastatina (o que é meu direito), comecei outro suplemento de CoQ10 e adivinhe: 120/68. Então parei de tomar o Amlodipina também. Adivinhe de novo: 120/68. O suplemento de CoQ10 agora parece ser eficaz (a ponto de reduzir 30 pontos na minha pressão!), o que para mim indica que a rosuvastatina estava impedindo o CoQ10. Comecei a notar uma melhora notável na dormência e formigamento do meu lado esquerdo em 3 dias. Antes eu acordava com o braço esquerdo dormente, agora não. E depois que comecei a rosuvastatina (devido ao colesterol acima do normal), eu havia começado o Mounjaro para a diabetes. O Mounjaro baixou meu colesterol (principalmente porque me faz simplesmente não comer colesterol). Agora estou com colesterol abaixo do normal, com os dois remédios juntos. Parar de tomar a rosuvastatina reverteu minha neuropatia relacionada à diabetes. E tenho a forte convicção de que, porque agi rapidamente, evitei danos permanentes. Também é importante distinguir entre a chamada “neuropatia diabética” versus neuropatia decorrente de complicações do diabetes. Não são a mesma coisa. Não diabéticos podem ter os mesmos tipos de neuropatia que esta última.
Para resumir: Exercitei meu direito de testar o efeito da rosuvastatina no meu próprio sistema nervoso, parando temporariamente de tomá-la e começando um suplemento de CoQ10. Meu corpo respondeu notavelmente ao CoQ10. Indicando (conforme o artigo médico) que é a rosuvastatina.