Oi Donna
Nas minhas primeiras 6 semanas após minha microdiscectomia, onde tudo estava indo conforme o planejado, eu fiz quase nada em comparação com você. Caminhei talvez 2 horas por dia após 5-6 semanas. Absolutamente nenhuma flexão, levantamento ou torção e não mais que 15 minutos sentada de cada vez e menos se eu pudesse ajudar. A primeira vez que fui dirigida foi 35 minutos x2 após 6 semanas e isso não foi nada confortável.
Eu me ateria à risca ao que você foi instruída a fazer. NENHUMA flexão, levantamento ou torção. Sentar limitado. Tudo isso pode irritar o nervo mais, significando mais dor.
Não sou médica, mas aqui está o meu conselho. Caminhe 15 minutos a cada duas horas até que você esteja confortável para fazer mais. Peça ao seu médico esteroides orais para ajudar a reduzir a inflamação do nervo e tome tanto ibuprofeno e paracetamol quanto você precisar para estar razoavelmente confortável - até 1800mg de ibuprofeno e 2000mg de paracetamol, espaçados ao longo do dia. Se você estiver tomando muito ibuprofeno, também precisará de algo como pantoprazol para proteger seu estômago. Mas apenas porque os analgésicos estão funcionando não significa começar a se curvar etc. Analgésicos não estão consertando nada além da dor em si.
Portanto, não pare a atividade, mas realmente faça zero, nada, nada que coloque qualquer demanda nas suas costas. Role para sair da cama. Se você tiver que descer, dobre apenas os joelhos, como se você tivesse uma vassoura no seu traseiro. Descer em um joelho está ok se você se sentir bem fazendo isso, mas não faça isso a menos que precise.
Imagino que você terá um acompanhamento em uma semana ou mais. Seu cirurgião poderá aconselhá-la então. Se você não estiver melhorando, as opções são
- nada, apenas espere para que isso se acalme por conta própria
- injeção de esteroides para reduzir a inflamação do nervo
- revisão da microdiscectomia (ou seja, eles entram para limpar e reherniação, se houver uma). Você teria outra ressonância magnética antes disso. Dado que você teve dor o tempo todo, não há motivo especial para esperar uma reherniação, no entanto. Quando a minha deu errado, passou de quase zero dor para muita dor durante a noite. Eu tive toda a dor na perna de volta e toda a nova dor nas costas. Mas eu tinha me excedido muito. Fui fazer trilha em uma grande montanha por 100 minutos. Psicótico. Eu quase certamente me reherniei, embora de forma sutil, então meu cirurgião relativamente inexperiente não percebeu.
BTW, a dor nas costas pode ter algumas causas, mas isso inclui o mesmo nervo reclamando. A dor do nervo pode ser sentida em qualquer lugar ao longo do curso de todo o nervo, desde onde ele sai da coluna. Então, embora seja assustador, não significa necessariamente que algo mudou muito.
Uma coisa que você simplesmente terá que se acostumar, acredite em mim aqui, não julgue precipitadamente e não espere que nada melhore rapidamente. Pense em quinzenas, nem mesmo semanas. Algumas pessoas voltam à atividade vigorosa bastante rapidamente. Mas muitas mais têm que tomar muito mais cuidado, especialmente se você não foi muito ativa antes, pois todos os seus músculos estão fracos e todos os seus tendões e ligamentos estão rígidos. Toda a área da articulação está simplesmente disfuncional e leva MUITO TEMPO para voltar a funcionar bem.
Portanto, tire o pé do acelerador em termos de atividade geral, embora continue fazendo as coisas que seu cirurgião/fisioterapeuta lhe disseram para fazer. Tome analgésicos para permanecer são. Tente obter esteroides para lidar com a inflamação do nervo.
E não desespere. Você está há 5 semanas. Há muito tempo e muitas opções antes de você precisar considerar qualquer perspectiva realmente assustadora, como cirurgia mais invasiva.