Olá a todos, sou um homem de 21 anos. Sempre tive alguma ansiedade com a saúde desde cerca de 2022, mas nunca produziu sintomas físicos até recentemente.
Em 26 de março de 2025, minha vida mudou. Saí de casa me sentindo bem, fui à cidade para cortar o cabelo, e depois de sentar na cadeira do barbeiro, de repente senti que ia desmaiar. Meu coração estava batendo a mais de 150 bpm, estava tonto, suando, com náusea e com medo terrível. Disse ao barbeiro para parar, saí correndo e liguei para minha namorada dizendo: “Acho que estou morrendo.” Tentei água e chocolate, caso fosse hipoglicemia, mas nada ajudou. Fui a uma clínica médica, onde fizeram um ECG de 6 derivações que mostrou taquicardia sinusal, mas de resto normal. Os paramédicos chegaram, mas os médicos disseram que eu não precisava de hospitalização. Voltei para casa ainda me sentindo péssimo.
Desde então, os episódios continuaram acontecendo. Em abril, enquanto estava na fila com minha namorada, o mesmo aconteceu novamente — coração acelerado, tontura, sensação de estar a segundos de desmaiar. Naquela vez, não procurei ajuda médica, mas fiquei mal por horas. Em casa, episódios semelhantes aconteceram repetidamente.
Em maio, acordei com uma febre leve, fiquei em casa para não passar para minha família, e mais tarde naquele dia cuspi sangue com dor aguda no lado direito do tórax. Meu coração acelerou, senti tontura, boca seca e medo terrível. Chamei uma ambulância, mas elas se atrasaram, então fui até meu vizinho, que achou que era um ataque cardíaco. Na emergência, ECG, troponina e exames de sangue foram normais, exceto por marcadores inflamatórios elevados. Diagnosticaram pericardite e me deram ibuprofeno. Os sintomas não melhoraram. Alguns dias depois, outra ambulância foi chamada — novamente, batimento cardíaco rápido e pressão alta, mas sem achados perigosos.
Logo depois, enquanto caminhava com minha namorada e meu filho, tive outro episódio severo de tontura com frequência cardíaca de 145 e boca seca como algodão. A equipe de enfermagem me enviou ao hospital, chegando a considerar ressuscitação. Na unidade de cuidados agudos (CAU), senti náusea, tontura, dor no tórax/abdome superior. O ECG mostrou uma “alteração”, mas depois disseram que a inflamação havia desaparecido e que eu não tinha pericardite afinal. Fui mandado para casa novamente, sem respostas.
Os episódios continuaram acontecendo — até mesmo quando estava feliz recebendo os resultados do meu exame universitário, tive dor torácica severa e coração acelerado por horas, chamei outra ambulância, mas novamente nada perigoso foi encontrado. Meu médico de família finalmente me encaminhou urgentemente para cardiologia.
Exames cardiológicos:
• Monitor Holter de 24 horas (embora tenha parado de gravar durante um episódio)
• Ecocardiograma
• ECG na clínica
Todos normais. O cardiologista disse que não era um problema cardíaco, mas não pôde dar garantia de 100%. Isso me deixou ansioso e frustrado.
Desde então, os sintomas têm sido constantes: palpitações latejantes no peito e pescoço, às vezes até com frequência cardíaca baixa, visão turva, tontura, exaustão, sensação de estar a segundos de desmaiar. O médico de família disse que não haveria mais exames cardíacos, fez mais exames de sangue (normais) e me prescreveu fluoxetina para ansiedade. Estou tomando 20mg há 26 dias, mas não ajudou. Sinto que a cada minuto do dia estou tonto, exausto e completamente fora do normal.
Minha luta agora: não consigo me livrar do medo de ter uma condição não diagnosticada que possa causar morte súbita. Mesmo com os exames normais, continuo pensando: “E se eles tiverem deixado algo passar?” Sinto que não consigo viver minha vida porque estou esperando o desmaio.
Alguém já passou por algo parecido — sintomas físicos aterrorizantes, exames normais e ser dito que é ansiedade? Seus sintomas alguma vez desapareceram? Como você lidou com o medo constante? Qualquer reassurance ou experiência compartilhada significaria muito.