Olá. Eu estava me perguntando se alguém poderia me ajudar com os problemas que estou tendo com a minha bexiga. Tudo começou com uma infecção urinária induzida por relação sexual. Isso melhorou e foi resolvido. Mas já aconteceu três vezes que, durante a relação sexual, mesmo que seja apenas levemente friccionada, começo a sentir desconforto na bexiga.
Isso inclui a sensação de urgência para urinar e vários graus de formigamento. Fui examinado por um urologista. Ele realizou alguns testes. Um ultrassom mostrou um resíduo pós-micção de urina de 28 ml, que era normal. Mas a parede da minha bexiga estava um pouco espessa, indicando cistite leve. A cultura e análise de urina deram limpas, com apenas algumas células brancas.
A infecção melhorou sozinha. O problema é que isso está recorrendo. Alguém pode me dar algum conselho? Porque eu tenho a tendência de urinar com mais frequência sob estresse, mas esse desconforto na bexiga começa se houver mesmo uma leve fricção durante o sexo. Isso é normal? E o que devo fazer para controlá-lo? Isso está afetando minha vida sexual com minha metade.
Qualquer ajuda seria apreciada.
Oi Deineia, eu também tenho IC. Fui à minha ginecologista no mês passado de setembro após ter o que achei que era a pior infecção de bexiga... ela disse que se houver bactérias suficientes na urina (eu tinha algumas, mas não o suficiente para constituir uma infecção completa), então é considerada uma ITU. Mas quando eu estava relatando meus sintomas, ela começou a me falar sobre Cistite Intersticial e que acreditava que era isso que eu tinha. Ela me deu uma lista de alimentos/bebidas para evitar, dizendo que a bexiga fica irritada por causa de muita acidez. A ideia é manter a dieta o mais alcalina possível. Se o seu médico indicou um diagnóstico de Cistite, talvez você deva começar a mudar seus hábitos alimentares e de bebida? A dieta correta está postada em outros sites, incluindo a rede IC. Há até cápsulas que você pode tomar para reduzir o ácido nas coisas que você come e bebe em um dia dado. Eu menciono tudo isso porque se você tem IC ela irá continuar a voltar. Mas a minha pergunta é, os seus sintomas só aparecem depois do sexo? Meu médico me disse que o sexo pode ser doloroso (é para mim) se eu tiver uma crise, e ela também me disse que a IC é "a irmã da endometriose" (eu também tive endometriose). Se você está vendo um urologista, espero que eles possam chegar ao fundo disso para você. Além disso, se você está na Inglaterra, há uma empresa chamada Pukka que vende cápsulas de aloe vera liofilizadas. Uma mulher com quem correspondi disse que essas cápsulas a deixaram sem dor e ela jura por elas. Eu estou nos Estados... nós temos os chás da Pukka, mas não consegui conseguir as cápsulas de aloe vera de forma alguma e quando eu escrevo para a empresa eles nem têm a cortesia de responder. Há uma empresa aqui chamada Desert Harvest que também vende cápsulas de aloe vera. Eu já experimentei e elas não fazem muito... mas essa mulher jurava pelo produto da Pukka, então isso pode ser algo que você pode tentar. Há alguns tratamentos para IC que não funcionam para todos... não sei se o seu médico sugeriu algum deles. Quando minhas crises estão no pior, sinto dores não muito diferentes de cólicas, tenho que ir urgentemente e isso pode me dar pressão lá embaixo também. É uma dor real e eu odeio isso. Bem, sinto muito por não poder ajudar mais. Espero que isso melhore para você. Só saiba que, se for, de fato, IC, pode continuar a reincidir, pois não há cura. Mas com a dieta adequada, exercícios, talvez tratamento, etc., pode ser moderadamente controlado. Os melhores votos para você.
Oi Marylh. Muito obrigada pela sua resposta. Li sobre a IC e, quando levei meus exames para o urologista, ele não mencionou que eu poderia tê-la. E sim, isso só acontece comigo depois de ter relações sexuais. Mas apenas quando não há uma certa quantidade de lubrificação presente. O sexo em si é ótimo, não dói. Mas comecei a ficar ansiosa durante o ato, com medo de começar a sentir aquela sensação crua e dolorosa lá embaixo depois. E depois a sensação irritante e incômoda de ir ao banheiro novamente e novamente, o que leva a noites sem dormir.
Vou marcar uma consulta com um ginecologista, como você fez, para descartar a IC. Você não parece ter esse problema exclusivamente devido ao ato sexual, não é?