Recuperação e sintomas após ooforectomia unilateral?

Hi everyone! 

I just had a 7cm cyst removed which resulted in having that Fallopian tube and right ovary removed also on October 19. 

I know symptoms differ person to person, but I wanted to know what differences did everyone experience?

I have hot flashes, drenching my bed in sweat at night, also freezing cold if I’m to take my blanket off, not being able to sleep well. Now that majority of my physical pain has healed, my throat has been very sore.  Also, i was expected to get my period on the 23 which has not came. But I’ve been having the symptoms of my period also, the emotional instability and a weak stomach. 

If you have had any similiarities in your experience or a different experience, I’d love to hear your story! And any advice is greatly appreciated. 

Oi, acabei de descobrir que tenho um cisto no meu ovário esquerdo que mede 5,7 cm, mas também descobri que estou grávida de 6 semanas.

I’m sorry to hear about your cyst but congratulations on your pregnancy!! What did your doctor recommend going about your cyst?  My dearest regards ❤️

Oi, eu também tive uma salpingo-ooforectomia unilateral em 16 de outubro, então o timing é muito semelhante ao seu. Tenho problemas graves nas costas e já passei por 8 cirurgias na coluna. Meu cisto foi descoberto de forma inesperada, pois foi detectado em uma ressonância magnética para minhas costas. Felizmente, meu consultor me encaminhou imediatamente, mas fiquei surpresa, pois não achava que tinha tido nenhum sintoma, menstruação regular, sem dor, exceto por dor considerável nas costas e na pelve, mas já tive fusões da articulação sacroilíaca. Tive algumas semanas de preocupação, pois um exame adicional mostrou que era um cisto complexo de cerca de 7 cm. O CA125 voltou normal e, após a cirurgia, foi enviado para teste, embora o oncologista/ginecologista para o qual fui encaminhada não ache que seja provavelmente sinistro. Vou vê-lo na próxima semana, pois é quando vou descobrir os resultados. Tive uma cirurgia por videolaparoscopia, mas eles tiveram que estender uma das incisões, pois o cisto era grande, então tenho um corte vertical do meu umbigo com cerca de 7 cm, então é uma mistura entre cirurgia aberta completa e videolaparoscopia. Tenho sentido melhor nesta última semana, mas ainda me canso muito facilmente. Minha cicatriz no umbigo queima agora, acho que é por causa dos nervos se curando, mas também puxa, especialmente se eu estiver um pouco mais ativa. Tive minha menstruação após 2 semanas, que estava prevista e foi bastante normal, mas comecei a ter fogachos nos últimos 3 dias. Além disso, esta é a minha terceira cirurgia este ano e também descobri que, após cirurgias anteriores, comecei a ter fogachos por volta dessa época, então não tenho certeza se é uma reação à anestesia. Vou voltar ao trabalho na próxima semana e estou um pouco preocupada, pois definitivamente não estou pronta para dirigir no horário de pico, ficar sentada o dia todo se estiver em uma mesa, ficar em pé para ministrar treinamento ou dirigir para visitar vários locais. Estou pensando em trabalhar em casa, pois já estava fazendo trabalho remoto e quero voltar, pois realmente gosto do meu trabalho, mas ainda me sinto muito cansada e ainda preciso de codeína, embora minha volta esteja realmente me incomodando no momento também.

Como você está se sentindo? Você ainda tem dor, dor ao redor da cicatriz e ainda se cansa facilmente? Você trabalha, se sim, está planejando voltar? Estou apenas tentando ver se como me sinto é típico para 3 semanas pós-operatório ou se devo estar mais adiantada do que isso? Acho que ter tido 3 cirurgias em um ano não ajuda, pois as outras 2 foram cirurgias significativas na coluna, então foram bastante invasivas, então acho que meu corpo está bastante desgastado no momento. Espero que você comece a se sentir melhor e consiga dormir melhor em breve. Cuide-se!

Sorry for the delay reply but wow, theee surgeries this year? I hope you’re feeling better! I didn’t experience the burning bellybutton scar, I hope that didn’t last long for you. My period came on a week late, which was the 30th. It felt pretty normal also. I hope your return to work wasn’t too severe. The anathesia was so intense for me, I couldn’t imagine returning back to work at least 2 weeks. After my body ‘healed’, my throat was the probably the worst of it all. Not only did the breathing tube damage my throat, I had to go see my family dr bc I could barely swallow and had developed thrush on top of healing. I’m unemployed as of the moment, returning back to school soon so I timed my surgery well inbetween. I hope your recovery continues to progress and that you’re feeling well! X 

Sinto muito em saber sobre seus problemas na garganta, parece terrível. Fico feliz que tenha melhorado agora. Vi meu consultor na semana passada e ele não me considerou apto para trabalhar, pois não achava que eu estava bem o suficiente ou suficientemente recuperado, considerando meu trabalho. Ele queria que eu tirasse o resto do ano de folga para me recuperar desta cirurgia e das cirurgias anteriores. Não havia como eu fazer isso, então eventualmente chegamos a um acordo em que ele me liberaria por mais 2 semanas, mas depois me assinaria para retornar apenas de forma gradual. Acho que ele estava certo, pois ainda não estou apto para dias completos e ainda tenho dias bons e ruins. Ainda sinto a dor queimante da incisão no meu umbigo, mas é onde ele teve que fazer a incisão muito maior do que faria para a cirurgia laparoscópica. Ele acha que isso vem da cicatrização interna e dos pontos internos, então deve melhorar com o tempo. Ainda não consigo levantar muito ou me curvar sem doer muito por dentro. Ainda tenho ondas de calor também. O consultor me aconselhou a manter um diário dos meus sintomas, pois é cedo demais para dizer se isso é uma reação a medicamentos, anestesia ou cirurgia, ou se é resultado de mudanças hormonais. Fica ainda mais complicado porque tive uma injeção de esteróide espinhal no final de setembro e isso também pode causar ondas de calor, então é difícil saber, mas espero que acalme logo. Tenho mais 8 dias antes de voltar ao trabalho em um retorno gradual, então espero que as coisas melhorem. Espero que você esteja se sentindo muito melhor e boa sorte com seu retorno à escola/trabalho.

Hi Ladies 

i have a dermoid cyst cyst on my right ovarie 

operation this week ,I’m very scared as it might be stuck to my bowel if that’s the case another op 

what were your symptoms of your cyst ? 

I feel and have felt rubbish since October ,bloated ,feeling full ,trapped wind,also above my belly button does hurt don’t know if that’s the pressure of my dermoid cyst and very nauseous never felt so rubbish 

Itschell ......have you a follow up with your Gynaecologist to explain your night sweats ?

when did you start feeling better after the operation ? 

Sorry for all the  questions x

O meu também era um cisto dermoide do lado esquerdo e foi removido intacto. Felizmente, o marcador tumoral CA 125 e a biópsia deram negativo, o que foi um alívio. Eu não achava que tinha sintomas, embora meu oncologista/ginecologista e meu consultor ortopédico achassem que a dor contribuía para minha dor nas costas e no quadril. Eu incho, mas não tenho certeza se isso está definitivamente relacionado a essa condição. Eu achava que poderia ser uma intolerância alimentar. Parece que também havia endometriose, embora novamente eu não soubesse, pois meu ciclo é regular, não tenho períodos dolorosos e eles não são particularmente intensos, então sou muito sortuda considerando que isso foi encontrado no cisto que ele removeu e também no meu útero.

Eu sei que é difícil, mas tente não se preocupar com a operação. Eles controlam a medicação para dor e podem dar remédios anti-náusea se você se sentir enjoado. Eles iam colocar um cateter, mas omitiram. Eu consegui me levantar e ir ao banheiro, embora eu tivesse um quarto adjacente, então não precisei andar muito. Foi devagar, mas consegui andar um pouco no dia da operação e no dia seguinte. Acabei ficando com um corte maior do que apenas o de videolaparoscopia, então fiquei no hospital por 3 dias. Hoje estou com 5 semanas de pós-operatório e me sinto melhor, mas ainda me canso muito facilmente. Precisava descansar a maior parte do tempo na primeira semana e me senti muito fraca na segunda semana, mas na terceira semana já me sentia mais forte. Minha cicatriz ainda dói onde a incisão é maior e queima se eu fizer muito ou segurar algo pesado contra meu estômago, mas novamente está ficando mais fácil. Estou tendo fogachos, mas já tive isso antes de uma cirurgia anterior na coluna e foi ou uma reação à anestesia ou meu corpo entrando em choque. Pode ser relacionado a hormônios dessa vez, mas preciso dar mais tempo para ver o que acontece.

Eu espero que tudo corra bem esta semana, tenho certeza de que você vai ficar bem, esperar é difícil, mas você vai passar por isso antes do Natal e então poderá começar a se recuperar e, esperançosamente, aliviar seus sintomas. Boa sorte!

Thank you Jill04811 

lets hope it goes to plan as I have scare tissue from previous ops

so hoping They can get it out and not stuck to anything as I was told it can happen 

waiting is the worst part 

Looking forward in eating a proper meal and not feeling full up ,or constant burping 

You need to take it easy it’s not a race to get back to normal is it 

our bodies tell us to rest when tired 

so hopefully I should feel better by Xmas if all goes to plan 

Have you got a follow up appointment with gyni to check your hormones levels?

I definitely think your previous surgeries have something to do with how you’re feeling, maybe it’s slowing down the healing process a little. Your bellybutton burning sensation sounds like it could be from internal healing, my scars still itch from time to time and I have to still be careful brushing up against them even. It’s not the outside that’s sensitive, kind of like the healing tissue underneath. And can be a mix of hormonal changes, I believe that has a lot to do with what we have going on now that our cysts have been removed to try to regulate our hormonal function.  I still get hot flushes too, I’m almost convinced they won’t ever go away 😂😩 I’m also just now returning to normal daily activities, like laundry and cleaning as such. Make sure to rest to give your body some energy to heal and eat some healthy foods with a good amount of liquid! Anything to fasten up the healing process at this point! With hope and love X 

the surgery itself went by as fast as they put you to sleep, it’s over! Before my surgery I was overthinking the surgery itself but really it’s the healing process that was worse. I knew I had a cyst before my doctor even checked if I had one due to several symptoms and factors- my period was irregular, I couldn’t eat much (ever), I had pain during or after sex, and my tummy was always bloated. Also I had looked into symptoms of PCOS and although I just had one cyst, my acne was terrible these last few years and my hair was thinning so that was a big indicator. After the surgery it took me a minimum of at least two full weeks to feel better. I definitely would cancel any plans you have for the next few weeks. I still get nauseas from time to time but I’ve always had a week stomach. The removal of a cyst is quite common so don’t be afraid and don’t feel alone! The hardest part is getting over the anasthesia, but it wasn’t too bad! I saw my doctor to make sure I was healing right, she didn’t do any more blood work though. I hope your dr appointment goes well and keep us updated!  X

Thank you ItsChelle for your kind words 

I just hope it’s not stuck that’s my worry 

i have no plans for the next two weeks apart from eating  again and enjoy food as I’m struggling with food the pass month very nauseous 

I have had reflexology today that has helped and I feel much calmer 

its still early days for you too so our tummy’s will take time to heal from surgery 

am glad to hear you felt so much better after two weeks 

it would be nice to start looking normal instead of a pale thin lady 

take it easy ItsChelle it’s not a race to be back to normal lol...

thanks again for your guidance x

The nausea and little eating, I definitely relate! I lost a few pounds bc of my operation that I really couldn’t afford to lose. But all in all, hopefully we’ll be back on our feet before you know it ☺️ All the best wishes! X

Nós soamos bastante semelhantes, eu também comecei a fazer a lavanderia, etc., mas não consigo fazer atividades que envolvam flexão, como passar pano e aspirar. Fiquei sentada a maior parte do dia hoje trabalhando e agora estou sofrendo com dores abdominais bastante intensas, mas acho que ficar nessa posição cansou os músculos (se é que sobrou algum&wink;) Entendo a cicatrização interna, as coisas puxam e parecem estranhas por dentro. Ainda estou tendo os fogachos, mas espero que diminuam. Meu consultor me pediu para manter um diário de sintomas e fará o acompanhamento no Ano Novo. Ele também está de olho na endometriose, mas não quer fazer nada no momento, concordo totalmente!

Cuide-se e espero que os fogachos parem para você em breve e que você continue a se recuperar bem. É ótimo ouvir de alguém que está passando pela mesma coisa com os mesmos prazos. Mantenha contato e boa recuperação!

Você ficará bem, mas saiba como a espera é terrível, é quase um alívio entrar no hospital e saber que logo estará do lado certo. Entendo sobre as aderências, pois, embora eu não tenha tido cirurgia abdominal anterior, já passei por 8 cirurgias na coluna e sofro com aderências por causa disso. O cirurgião estará acostumado a lidar com isso e tomará seu tempo para não danificar outros órgãos. Boa sorte para esta semana e você ficará bem para aproveitar o Natal. Confesso que nunca consegui comer muito, mas sou do tipo que belisca, então não posso dizer se as coisas mudaram, mas espero que você consiga se sentir menos inchada e aproveitar a comida novamente.

Tenho uma consulta de acompanhamento no próximo ano para verificar minha recuperação e ficar de olho na endometriose. Também me pediram para manter um diário de sintomas. Boa sorte e estarei pensando em você, cuide-se!

Sim, ainda sinto enjoo, mas tenho comprimidos para enjoo em casa quando está muito ruim, mas nunca me dou bem com medicamentos. Também perdi 5 libras desde a operação e já estava abaixo do peso antes de começar, mas sempre tive um corpo pequeno. Talvez isso me dê uma vantagem quando a menopausa começar e os quilos acumularem! 😆 Espero que você esteja se recuperando bem e que possamos compartilhar nossas histórias de recuperação.

Thanks ladies 

it means a lot 

i have lost a stone ......and like us all can’t afford to loose any more 

I had a little tickle in my throat and started coughing o my lower stomach it doesn’t move how a stomach would very strange 

I suppose the dr has to tell  you that if you have adhesions it may be impossible to get at it 

i have had the CA125 blood test and told it’s clear 

but these symptoms with this type cyst are horrible 

i have never felt so rubbish no energy and very nauseous.

i would say it’s best for us all to do a daily diary for our follow up 

on our mood,sleep,pain etc 

take care ladies and thank you x

CA125 ter voltado normal é ótimo. Isso foi o que mais me assustou, mas felizmente também deu tudo certo, assim como a biópsia após a remoção. Espero que, uma vez removido, você comece a se sentir melhor. Estou mantendo um diário de sintomas. Até agora, os meus são ondas de calor e dificuldade para dormir algumas vezes, mas não acho que tenha tido alterações de humor. A primeira menstruação veio na hora certa e foi completamente normal, então vamos ver o que acontece com a próxima. A náusea ainda é um problema, mas ainda estou tomando analgésicos, em parte para a minha cicatrização interna e dores no estômago, mas também para os meus problemas nas costas, então é difícil saber o que está relacionado a quê. Tenho uma ciática muito forte, mas já fiz fusões na articulação sacroilíaca e na coluna lombar, e aparentemente esse cisto estava prendendo um nervo, então a cirurgia parece ter irritado também, já que os nervos não gostam de ser mexidos, espero que isso se acalme logo. Mantenha-nos informados sobre como você está, mas tenho certeza de que ficará mais feliz depois que o cisto for removido.

Hi ladies 

I’m now on the recovery bench .........

trap gas from lap is the killer 

windeeze and peppermint tea are my best friends 

I have noticed I’m struggling to get to sleep then it’s very light sleep then very sweaty 

and sitting up I think upsets my insides I feel like I have been jet washed in side 

hoping it passes 

ladies when did you notice an improvement week 2 etc 

I have forgot what it’s like to go outside 🤔

I have my follow up in 5 weeks time 

on a positive not I’m not missing the housework yet 😉

Fico muito feliz em saber que você está no caminho da recuperação. O gás preso melhorou com a caminhada, mas então não tive muita energia para caminhar e fui devagar. Isso vai passar. Eu dormi e descansei bastante nas primeiras duas semanas e comecei a me sentir mais eu mesma na terceira semana. Como você notou, foi um sono leve e agitado, e eu acordava com frequência entre 2h e 3h da manhã. Acho que não saí de casa até a semana 3 e então foi só uma amiga me pegando e me levando uma curta distância para tomar um café. Isso definitivamente leva mais tempo do que eu pensava. Eu planejava voltar ao trabalho em 4 semanas, mas o consultor quis que eu ficasse de licença até janeiro (esta é a minha terceira cirurgia significativa este ano, então o corpo está bastante cansado). Eu queria voltar ao trabalho e tenho muito o que fazer, então chegamos a um acordo de que eu tiraria mais duas semanas de folga e depois retornaria de forma gradual, com direção limitada e trabalho em casa. Eu comecei ontem e estou absolutamente exausta, esta é a semana 6.

pós-operatório.

Comecei a ter ondas de calor na semana 3 e foram bastante intensas da semana 3 a 5, mas parecem estar diminuindo agora. Minha menstruação veio na hora certa, 2 semanas após a cirurgia, mas agora estou atrasada para a próxima, então não sei o que está acontecendo. Seu comentário sobre lavar a pressão interna é uma excelente descrição e resume bem como me sinto. Isso também melhorou, embora eu tenha precisado de uma incisão maior, além dos cortes laparoscópicos, então essa cicatriz está queimando e, quando faço muito esforço, minhas entranhas parecem puxar e começo a me curvar. São dias iniciais para você, vá devagar, seja gentil consigo mesma e descanse. Eu aspirei pela primeira vez neste fim de semana (meu marido e minha mãe têm aspirado, não deixei a casa suja), e novamente, embora tenha me sentido bem no momento, senti os efeitos à noite e no dia seguinte. Ainda não estou fazendo nenhum levantamento e não conseguiria empurrar um carrinho de compras, acho que cada nuvem tem um lado bom....

Cuide-se, descanse e leve um dia de cada vez. Espero que os suores noturnos passem logo também!