Endoscopia digestiva alta (EGD) Alguém mais teve essa dor nas costas?

Olá, venho sofrendo com azia súbita, sensação intensa de corpo estranho na garganta e não tenho conseguido comer bem sem a sensação de alimento ficar preso desde início de maio. Finalmente fui encaminhado para fazer uma endoscopia digestiva superior. Ontem fiz a EGD superior. Fui levado para a sala de preparação, tive que vestir um avental e a enfermeira colocou minha veia. Depois fui levado para a sala, que parecia quase uma sala cirúrgica (sem as luzes grandes de sala cirúrgica — já fiz cesáreas). Colocaram um dispositivo na minha boca para que a língua ficasse recolhida e permitisse a entrada do endoscópio. O médico leu em voz alta meu nome, meus dados médicos e o horário em que os sedativos foram administrados por via intravenosa. (Foi administrado Percocet, Versed e Benadryl — essas informações estavam no meu relatório pós-atendimento). Comecei a sentir os sedativos fazendo efeito, onde eu estava entrando e saindo de consciência — ainda conseguia ouvir a música, não me lembro da inserção, mas consigo ouvir ruídos fracos ao fundo. Depois me lembro de ter engasgado / arrotado seco durante todo o procedimento, com os olhos abertos e vendo a tela — mas estava tão fora de mim, era quase como se estivesse tendo uma experiência fora do corpo… Foi horrível. Acho que como eles não me sedaram tanto e eu estava em um estado de sonolência leve, é por isso que me lembro disso… Recebi as imagens da minha endoscopia. O relatório mostrou uma EGD normal, então nenhuma biópsia foi feita no esôfago, mas me disseram que biópsias foram feitas no estômago para descartar H. pylori? (Acho muito estranho, pois já fiz esse exame de sangue e deu negativo). Quando eu estava tendo aquele engasgo intenso durante o procedimento e abrindo os olhos de vez em quando enquanto isso, também me lembro de ter visto um aglomerado escuro de alguma coisa — que não consigo dizer o que era, mas me deixou pensando… e o médico gastroenterologista não mencionou nada (novamente, muito estranho). De qualquer forma, me disseram que o procedimento correu bem, o que me incomoda, já que não mencionaram nada sobre eu ter engasgado. O resto do dia, fiquei muito fora de mim — atordoado, amnésia leve (na viagem de volta, estava entrando e saindo de consciência e tendo sonhos vívidos a cada dose). Quando cheguei em casa (45 minutos de carro), minhas costas (3 polegadas abaixo das omoplatas) doíam tanto como se eu tivesse torcido a lombar muito. Doi tanto que parece que tira o ar de mim — e quando combinado com algumas dores abdominais, me dobra. Hoje sinto o mesmo, dor nas costas horrível (mesmo local) e vem em ondas intensas de dor. Liguei e consegui falar com o médico gastroenterologista e tudo o que ele disse foi que o procedimento correu bem, que fique atento a sensação de crepitação ao toque na região do peito/ pescoço, febre alta ou inchaço. Não tenho nenhum desses sintomas, graças a Deus, mas essa dor nas costas está me assustando muito… Ele também sugeriu que eu faça uma tomografia computadorizada se não melhorar até segunda-feira (o que é assustador e não quero nenhuma radiação desnecessária). Por último, ele mencionou que pode ser muscular/ esquelético quando me viraram para o lado — mas isso não faz sentido, pois fui colocado de lado antes do procedimento e antes mesmo de ser sedado. Também perguntei a ele como eu estava durante o procedimento e disse que me lembro de alguns engasgos, e ele foi vago em sua resposta, dizendo que é comum que engasgos ocorram durante as EGDs — o que novamente me incomoda, já que me lembro disso tão claramente. Se alguém por aí já passou por isso ou sentiu dor muscular, por favor compartilhe sua história — preciso de alguma tranquilidade de que isso está simplesmente relacionado à luta com esse procedimento. Desculpe pela mensagem longa. Obrigado!

I'm going to answer this by private message. PMs via this site don't carry viruses or expose the ID of either party. The message will come in just like any other notification from the Patient site - either into your inbox or your junk mail, depending on your set-up.

Um pequeno update sobre meu último post, onde eu tinha uma dor nas costas terrível após a endoscopia… Felizmente, a dor nas costas está quase totalmente normal novamente - isso confirma que foi tudo muscular/esquelético, causado pelo engasgo durante o procedimento. Além disso, recebi notícias do meu gastroenterologista de que tenho uma inflamação leve na linha do estômago e ainda estou aguardando os demais resultados da \u003ca class="track-event" data-tracking-category="Forums Autolink" data-tracking-action="Comment Clicked" href="/health/biopsy" target="_blank" rel="noopener"\u003ebiopsia\u003c/a\u003e. Observação: eu pesquisei sobre essa dor nas costas e encontrei pouca informação sobre isso, e até consultei alguns gastroenterologistas, que disseram que era “raro” e minimizaram. Eu estava com muita dor e muito preocupado com isso, então só queria deixar vocês sabendo o que eu passei. \u0026#160; Além disso, apenas uma observação lateral… além da dor nas costas, comecei a sentir uma dor latejante no lado direito, onde eu suponho que as minhas biopsias tenham sido feitas (?), o que me deixou acordado durante a noite e durou alguns dias (nunca tinha sentido isso antes)… isso também desapareceu e espero que não volte… \u0026#160;\u003c/p\u003e\u003cp\u003e\u0026#160;\u003c/p\u003e

So glad to hear that all is well now. I was thinking about you only yesterday and planned to post a little message today asking how you were.

I have been suffering from back pain since I have my Gastroscopy 6weeks ago. This is not good. Glad you are better.

Hi Lily, I have been suffering from back pain for 6 weeks now, since having my Gastroscopy, so painful. 

I'm sorry to hear about your pain. I am experiencing back pain right now. I had an EGD done on Monday and hand lower abdominal cramping a pain on the left side. The next day I started with the back pain and it was so bad I could hardly walk and still are having difficulty moving, lifting my left leg , laying down or sitting without pain. It is not as bad as it was the first day but still very painful. I am not finding much information on the web aboult it.

Ramona, did you have it done under sedation?

Yes I was sedated and no I have not heard of any others experiencing this kind of pain,,,And I just had this done on March 6 of this year and she found bleeding ulcers and took a biopsy... this time on May 1 was a recheck to see if the ulcers had healed....and they had ...I have had this proedure done many times but this is the first time I have felt pain in my back like this ever.

Hi Ramona. This is nothing to worry about. I'll explain by private message. PMs via this site don't carry viruses or reveal the email address of either party.

I had mine yesterday morning and I'm having back pain atm myself. I just assumed it was from all the air they pumped into me that I haven't gotten rid of because of sleeping most of the day afterwards. I'm hoping mine goes away as well. Feels very uncomfortable. sad

You're right, it's almost certainly just the residual air causing problems. Just relax and it will get better.

Hello. I just had an upper endoscopy with biopsy yesterday morning. I came home and for about the first few hours I was fine (probably from anesthesia and Valium given to me) but after that "boom" pain in my back about 3 inches from my shoulders down as well, right in the middle of my spine, the worst of it is when I swallow, I swallow and I literally can count to 5 and pian shoots thru that spot on my back, also when I take a deep breath and lift my left arm mostly but my right as well, , the go doc says everything went fine. This lets me know that's not true. I'm so scared. My husband and kids are as well. I haven't had food in my body for 23 days. Only ensure and boost is keeping me going but ever since yesterday's scope and biopsy I haven't been able to even take a sip of water without that pain wrenching me over in pain and screaming for whoever is around to take the pain. Any help would be greatly appreciated.

Hi Jamie,

Try to stay calm. These are typical symptoms of residual air in your stomach. They pump in a lot of air during the procedure to distend your stomach so they can see where to take biopsies. Since you had sedation (it wouldn't have been anaesthesia) it's also possible that you struggled and had to be restrained, which could have caused minor muscular problems, but no serious damage. As a former nur se (and someone who's had a gastroscopy under sedation) I know that this sadly happens. But there's absolutely no point in asking your doctor about it as they'll deny everything.

The only signs that your stomach has been seriously damaged would be vomiting black fluid that looks like coffee grounds, or passing copious, sticky, foul-smelling stools that look like tar. Both these are manifestations of bleeding from the stomach. In this event, you should go to the ER/A&E immediately. However, it's almost unheard of for endoscopy to cause serious damage of this kind.

You'll almost certainly make a complete recovery over the next few days. Anxiety and stress result in unconscious tightening of the muscles of your abdominal wall, which in turn increases the pressure on your stomach, causing even more pain. As long as you don't have the symptoms described in the previous paragraph, just try to relax and wait it out. I promise you'll soon be feeling better.

Olá. Eu fiz uma endoscopia na última quarta-feira, dia 10, devido a sintomas de DRGE e refluxo nos últimos dois anos, que pioraram e se tornaram mais frequentes. (Provavelmente devido ao ganho de peso nos últimos dois anos). Também fui diagnosticado com apneia do sono e ataques de pânico. (Sintomas de ataque cardíaco que acabam não sendo nada após os testes de estresse, radiografias, vários eletrocardiogramas e testes de troponina). Eles descartaram a vesícula biliar com uma ultrassonografia e queriam descartar câncer de esôfago ou úlceras, etc. Todo o procedimento durou duas horas… mas quando acordei, disseram que eu não tinha DRGE, não tinha refluxo, não tinha nada e meu estômago e esôfago não apresentavam nenhum sinal de ter qualquer uma das condições acima. MAS…

Enquanto estavam lá dentro, quando foram virar o tubo para olhar o topo do estômago, disseram que meu coração entrou em taquicardia ventricular por seis segundos, e que… e cito… “na próxima vez que você fizer esse tipo de procedimento ou uma colonoscopia, você precisa ter um anestesiologista presente”. A médica escreveu isso na carta que me enviou. Ela não disse NADA sobre “você melhor ver um cardiologista”…

Depois que o lidocaína e a sedação passaram, comecei a sentir dores suaves ou cólicas no estômago e no esôfago… não uma garganta inflamada, mas muitos arrotos e náusea leve. Já se passaram quatro dias e ainda tenho esses sintomas. Os arrotos ficaram mais frequentes, estou muito cansado… e agora estou começando a tossir com catarro. Dói um pouco respirar. Tums, dgl e/ou ibuprofeno não aliviam. Liguei para a médica duas vezes e ela não está retornando minhas ligações!

Liguei para meu médico de família e ela disse que eu deveria ver um cardiologista, então pedi uma indicação. A próxima consulta deles está em um mês e meio… então estou assumindo que não estou em perigo imediato de morrer.

Não estou vomitando e não tenho as fezes que você está descrevendo. Ela pode ter cutucado o lado do meu estômago e assustado o coração? Já li que o estresse pode fazer o coração fazer isso se você não tiver doença cardíaca… Estou sob uma enorme pressão. Um marido que teve dois ataques cardíacos este ano e tem apenas 60 anos… e um pai de 93 anos com demência que acabou de se mudar para cá. Tive um ligamento cruzado rompido em janeiro e ainda estou usando uma bengala por causa de um tendão de Aquiles estressado no outro pé… além de ter que encontrar uma casa para nós três morarmos depois de vender a nossa em dezembro. Tem mais, mas você entendeu a ideia.

Posso estar imaginando tudo isso? Eu vi o eletrocardiograma e sim, parecia um episódio de VT. Muito curto, se eles estão dizendo a verdade.

I just had a EGD yesterday my back is hurting so bad. It’s a different kind of pain I have ever experienced. I don’t know what to do. It still hurts to eat food. What can I do about this back pain it’s awful. I tried TENS unit, massager nothing is working I can barely walk. 

Hi, I’ve had exactly the same since I had a gastroscopy 3 weeks ago as I have acid reflux which causes me ongoing heartburn and pain in the chest. However ever since I have had this test, which caused me to wretch terribly , I’ve had pain in between my shoulder blades which hurts when I cough or sneeze. I’m wondering if because I was wreching during the procedure have I strained my cartilage in the chest wall, which can lead to costochondritis. I had an x Ray after this and it was clear, but my back is really painful. I spoke to my g.p asking if they could have left me with further muscular and skeletal pain after the procedure, and if they could have caused some sort of perferation whilst doing the biopsy procedure, he said yes it could be caused from it, but they don’t receive much feedback from people after they’ve had this surgery. I would love to know if anyone else has experienced this. Thank you 

Tive uma upper gi ontem e a dor nas costas entre as omoplatas está tão forte que é difícil respirar. O médico disse que eu precisei ser imobilizado e que meu reflexo de náusea foi o pior que ele já viu, e ele já fez milhares. Meus abdominais, pernas, costas, pescoço e panturrilhas doem tanto que mal consigo me mover. As pálpebras estão com vasos sanguíneos rompidos. Isso é normal? Meu médico disse que é por ter sido imobilizado e por ter tido tanto vômito.

Hi Marlana,

I'm so sorry to hear about your experience. I'm speaking both as an endoscopy patient who was restrained and as a former nurse who on a couple of occasions participated unwillingly in this kind of practice. I regret now not having had the courage of my convictions.

As to whether or not this is normal - well, it depends on the doctor doing the procedure. Some will stop if the patient is struggling too much, while others will order extreme restraint in order to be able to continue. Yours obviously fell into the latter camp.

My own personal view is that this is an assault, pure and simple, which is why I felt very nervous when participating in restraint of this kind (though I knew I was covered by the doctor's insurance of course).

What can you do about it? Probably nothing. However, since your doctor has admitted the restraint (and quite cheerfully it would seem from your account) I think it would be a good idea to consult another doctor immediately, or even go to A&E (ER if you're in the US) and report the injuries while they're still visible, in order to have them recorded. Your endoscopy doctor is unlikely to have kept a record of your complaint. Then you should write a letter of complaint, including a clear accusation of assault, to be sent to the endoscopy doctor via recorded delivery - so he can't say he never received it.

How far you go after that is up to you, of course. I'd say your chances of successfully suing your doctor are approximately zero, especially if you're in the UK. However, I think that if more patients like you fired these "warning shots", hospitals would start to re-think their policy of restraining sedated patients during routine procedures when stopping the procedure would not endanger life. (Obviously the same considerations wouldn't apply to patients who are confused due to a head injury, psychosis or the effects of drugs and who are resisting life-saving treatment.)

To put the other side of the argument, I know that a number of posters on these boards have said they appreciate having been restrained as it got the procedure over with quickly; and others who had the procedure discontinued because of their struggles and regret not having been restrained. Each to his/her own.

For the future, I'd strongly suggest you have any future endoscopies with throat spray only, and no sedation. After my own experience - of which I have full recall due to inadequate sedation as well - I would be very reluctant indeed ever to undergo upper endoscopy again. However, if it was unavoidable, I'd opt for staying conscious. Most medical staff would rightly be very wary of restraining a fully-conscious, lucid patient. There's also the aspect that a fully-conscious patient would fully understand what was going on, and be less likely to put up a fight.

Once again, all my sympathies from someone who still has flashbacks from her own experience. At least you have the advantage of not actually remembering the events.

Eu fiz uma endoscopia em 23 de maio e tenho me sentido mal desde então. Perdi 12 quilos em menos de três meses. Sofro de dor sob a região do esterno, do lado esquerdo até a parte central das costas, quando deito. Estou convencido de que meu esôfago foi perfurado durante o procedimento. O médico não respondeu a nenhuma das minhas perguntas e nem me olha enquanto fala comigo. Mudei de médico e não espero que ele diga algo contra o médico que realizou o procedimento. Ele tem tentado me ajudar e, até agora, não conseguiu.