Experiência Vivity

Sou um homem de 53 anos com catarata no olho direito presente desde a infância, que infelizmente começou a se desenvolver rapidamente, causando problemas para dirigir à noite, presbiopia de início rápido e diminuição da visão. Ambos os olhos apresentam miopia intensa e astigmatismo extremo. Também tenho equidominância e síndrome de neve visual, então, embora tenha alta tolerância ao desfoque, vejo todos os detalhes em ambos os olhos o tempo todo, desde que os olhos estejam equilibrados. Felizmente, se um olho estiver desfocado, ele é imediatamente suprimido em favor do outro. Espero poder fornecer algumas informações úteis para outras pessoas.

Após extensa pesquisa sobre o tema, escolhi a implantação bilateral do lente Vivity com foco intermediário. Devido ao astigmatismo extremo, precisarei de um procedimento PRK posterior. Realizei minha primeira cirurgia em novembro de 2025, mas ela sofreu um evento de rotação inesperado (“cisne negro”), resultando em um desfecho inesperadamente ruim. Uma cirurgia subsequente reduziu o astigmatismo ao nível esperado de 1,25 D e foi um sucesso notável. Embora ainda esteja me recuperando da nebulosidade, com um pequeno cilindro corrigido, consegui enxergar bem de 10 metros a 40 centímetros. No consultório, com óculos, testei visão 20/20.

Agora, as informações que você não encontrará em outro lugar. Primeiro, quando falam sobre astigmatismo residual, normalmente se pensa nele como sendo o mesmo, mas com magnitude menor. Isso é amplamente incorreto. O ângulo do astigmatismo depende inteiramente da rotação exata no olho em relação à posição original. Para astigmatismos leves e moderados, isso provavelmente não é perceptível, mas para astigmatismos extremos, pode estar em uma direção radicalmente nova. No meu caso, a primeira rotação foi de 55 graus fora do esperado, e após a correção, terminou em -15 graus. E estamos falando de deslocamentos mínimos (da ordem de 7 graus) na rotação cirúrgica. Qualquer pessoa com astigmatismo extremo deve solicitar a marcação do datum cirúrgico em posição ereta antes de começar. Mesmo com o melhor equipamento, posicionar com precisão melhor que 2 graus é desafiador. Astigmatismo oblíquo é muito mais difícil de interpretar, porém.

A segunda informação que posso compartilhar são as curvas de desfoque do Vivity. Ele utiliza um design especial para esticar o frente de onda da luz, criando um ponto focal contínuo de 2 D. Nos gráficos Snellen, eles indicam 20/20 no foco ideal, caindo para 20/32 em 2,5 D. Portanto, se você tiver o foco ajustado para plano, significa 20/20 à distância e 20/33 em 1/2,5, ou seja, 40 cm. Isso é exatamente o que vejo com óculos que removem minha miopia alvo. No entanto, como tenho o implante em configuração monofocal de -1,25 D, o alcance se desloca para mais perto. O que não é mencionado é o que acontece fora daquela “faixa agradável” que eles anunciam. O resultado, usando um conjunto de lentes da Amazon e mapeamento cuidadoso, é que a cada 0,25 D de miopia residual, surge um padrão de estrela com raios finos (~50). No alvo de -1,25 D, é um pequeno ponto dentro de uma lacuna, com uma estrela muito maior ao redor. Isso explica claramente por que a acuidade Snellen cai tão rapidamente com miopia no design do Vivity. Com base nas minhas experiências, acredito que quem apresenta um padrão de estrela com raios finos provavelmente tem um Vivity com miopia. A boa notícia é que óculos resolvem esse artefato — ou pelo menos foi o que observei. Isso tem implicações importantes para quem escolhe um alvo miópico com Vivity, como um minimonofocal: você experimentará estrelas significativas.

Em resumo, o Vivity entrega exatamente o prometido com posicionamento adequado. Contudo, quem não consegue tolerar artefatos deve optar por um monofocal.

Postarei um acompanhamento da minha jornada ou responderei quaisquer perguntas que outros tiverem.